publicidade
Mundo

Irã nega participação em ataque que matou 3 militares dos EUA

Desde o 7 de outubro, terroristas iranianos já atacaram bases militares norte-americanas 150 vezes

Irã Paquistão
Iranianos negam autoria de ataque que assassinou soldados norte-americanos | Foto: Reprodução/Twitter/X

O Irã negou qualquer envolvimento no ataque ao posto militar dos Estados Unidos na Jordânia, no último domingo, 28. A ação terrorista atuou perto da fronteira com a Síria, que matou três militares norte-americanos.

+ Leia mais notícias do Mundo no site da Revista Oeste

Receba nossas atualizações

“O representante da República Islâmica do Irã nas Organização das Nações Unidas (ONU) disse, no domingo à noite, à Agência de Notícias da República Islâmica (Irna), que o Irã não tinha ligação e não tinha nada a ver com o ataque à base dos EUA”, afirmou relatório estatal.

Desde o massacre de 7 de outubro de 2023, que deflagrou a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, os grupos terroristas relacionados ao Irã atacaram tropas norte-americanas no Oriente Médio mais de 150 vezes. No domingo, porém, foi o primeiro registro de baixa de soldados no Exército dos EUA. 

Leia também: “Funcionários da ONU são suspeitos de ajudar o Hamas os ataques a Israel”

A resposta dos EUA

Depois do ataque, o presidente norte-americano, Joe Biden, culpou grupos militantes ligados ao Irã pelo episódio e prometeu retaliações.

Joe Biden
O presidente norte-americano, Joe Biden, acusou o Irã e prometeu resposta | Foto: Bolívar Parra/Presidência da República

“Embora ainda estejamos recolhendo os fatos sobre o ataque, sabemos que foi realizado por grupos militantes radicais apoiados pelo Irã que operam na Síria e no Iraque”, afirmou Biden, no domingo. “Continuaremos o compromisso de combater o terrorismo. Não tenham dúvidas: vamos responsabilizar todos os envolvidos, no momento e da forma que escolhermos.”

+ Funcionário da ONU acusado de ataque a Israel morre

A Resistência Islâmica no Iraque, milícia que recebe apoio do Irã, assumiu o ataque a vários locais ao longo da fronteira Jordânia–Síria, no domingo. Ela afirmou que uma das suas investidas ocorreu próximo ao campo onde militares foram assassinados, mas não confessou o crime. 

Confira: “EUA alertaram Irã sobre ameaça terrorista antes de ataque do Estado Islâmico”

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade