Mesmo com declaração do líder iraniano, autoridades norte-americanas afirmam que assistência continua disponível
Nesta segunda-feira, 6, autoridades do Irã prometeram “nunca” procurar ajuda dos Estados Unidos na luta contra o novo coronavírus que se espalha rapidamente no país, onde as infecções superam 60 mil casos.
As autoridades norte-americanas declararam que a assistência continua disponível para o Irã e não está sujeita a nenhuma sanção contra o país. No entanto, o líder supremo iraniano Ali Khamenei rejeitou as ofertas, de acordo com o jornal americano Washington Times.
“O Irã nunca pediu e não pedirá aos Estados Unidos que ajudem Teerã na luta contra o surto”, garantiu o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Abbas Mousavi, em entrevista coletiva.
Pelo menos 3.739 pessoas no Irã morreram de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, enquanto 24.236 se recuperaram, segundo o rastreador da Universidade Johns Hopkins. O Irã abriga uma população de 83 milhões de pessoas.
Grupos de exilados iranianos que criticam o regime dizem que o número real é muito maior e afirmam que o governo não está sendo honesto quanto ao número de mortos, que pode ser superior a 18 mil até o momento.
Seria ótimo se os tiranos que “governam”o Irã fossem levados pelo vírus. O povo ficaria muito agradecido.
E como sempre,e o povo que paga!