Paschal Donohoe, da Irlanda, foi eleito para a presidência da Eurozona; ele substitui o português Mario Centeno que não disputou a reeleição
O ministro das Finanças da Irlanda, Paschal Donohoe, foi eleito nesta quinta-feira o novo presidente da Eurozona. A Eurozona é como é chamada a união monetária dos 19 países da União Europeia (UE) que utilizam o euro como moeda.
Donohoe vai suceder o português Mario Centeno no comando da Eurozona. Em junho, Centeno, que já foi ministro das Finanças de Portugal, anunciou que não ia disputar a reeleição. Dessa forma, ele deixa o cargo que estava desde 2018.
Veja também: “Merkel diz que União Europeia deve se preparar para Brexit sem acordo”
O ministro irlandês vai assumir o grupo em um dos momentos mais difíceis para o euro e a economia do bloco, que deve sofrer uma forte retração neste ano. Conforme já informado por Oeste, a economia europeia foi muito afetada pela pandemia do coronavírus.
Centeno afirmou que mesmo com a recuperação que está acontecendo, a economia da zona do euro inegavelmente estará menor no início do próximo ano. A informação é da televisão Euronews.
“Ao assumir a presidência do Eurogrupo, eu estou consciente que os moradores da Europa estão preocupados, estão com medo dos seus futuros e empregos”, afirmou em conclusão Donohoe na coletiva de imprensa.
Mais: “Angela Merkel fala sobre desafios da Europa para os próximos meses”
O presidente da Eurozona é eleito através de uma eleição onde votam os ministros das Finanças dos países da União Europeia que utilizam o euro.