Novos indícios obtidos por militares e agentes de Inteligência de Israel na Faixa de Gaza mostram que a rede de túneis subterrâneos construída pelo grupo terrorista Hamas é maior do que o estimado anteriormente.
Em dezembro, a rede de túneis do Hamas era avaliada em cerca de 400 km. Autoridades seniores da Defesa israelense agora estimam que a rede tenha entre 560 a 720 km, segundo o jornal New York Times. O número é extraordinário para um território de 40 km.
A descoberta foi documentada em vídeos e fotografias. Os túneis já eram considerados uma grande ameaça para os militares de Israel mesmo antes do início da guerra, em 7 de outubro, quando o Hamas invadiu o país e matou cerca de 1,2 mil pessoas e fez outras 240 reféns.
Túneis do Hamas são um pesadelo para Israel
Há diferentes estimativas dos militares israelenses sobre o aumento da rede de túneis do Hamas. Mas não há contestação sobre os esforços do Hamas para militarizar a área.
Para Israel, os túneis são um pesadelo subterrâneo. Também reforçam a capacidade de sobrevivência do Hamas. Agora, todos os objetivos estratégicos de Israel em Gaza estão ligados à eliminação dos túneis.
+ Leia mais notícias sobre o Mundo em Oeste
“Se você quiser destruir a liderança e o arsenal do Hamas, terá de destruir os túneis”, disse Daphné Richemond-Barak, especialista em guerra de túneis da Universidade Reichman, em Israel, ao jornal norte-americano. “Eles estão conectados a todas as partes das missões militares.”
O Hamas investiu pesado nas estruturas, porque não tem recursos nem número de combatentes suficiente para lutar contra Israel em uma guerra convencional. Os túneis são usados como bases militares e arsenais. O Hamas também conta com eles para proteger seus principais comandantes.
Solta água dentro desses túneis que não fica um terrorista, vão sair igual rato.
Já deveriam ter feito isto há muito tempo.
Melhor ainda seria o uso de um gás que adormecesse estes terroristas.