As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram que eliminaram mais um líder do Hamas. Emad Krikae foi recém-nomeado comandante do batalhão de Shejaiya, bairro que fica no norte de Gaza.
“O comandante anterior do batalhão do Hamas já havia sido morto pelas FDI no início da guerra”, afirmaram as forças israelenses em comunicado.
Krikae era responsável pelo treinamento dos terroristas de mísseis antitanque. Os militares não informaram como o comandante do Hamas foi morto.
As FDI intensificaram os combates em Shejaiya. Essa é uma das quatro principais regiões onde as forças israelenses estão concentradas no momento.
????ELIMINATED: Emad Krikae—commander of Hamas’ Shejaiya Battalion.
— Israel Defense Forces (@IDF) December 11, 2023
After the elimination of the previous commander of Hamas’ Shejaiya Battalion Krikae assumed the position. Previously, he was Deputy Commander of Hamas’ Shejaiya Battalion and responsible for anti-tank missile… pic.twitter.com/bIguaRRW44
Nesta segunda-feira, 11, tropas de Israel foram atacadas no bairro por “terroristas armados com mísseis portáteis”, que são lançados a partir de dispositivos apoiados nos ombros. Os militares declararam que revidaram a ofensiva lançando um ataque aéreo na área.
Em Jabalia, próximo a Shejaiya, as FDI localizaram dispositivos explosivos e armas “escondidos em sacos com etiqueta da UNRWA [sigla em inglês para Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina], em uma residência civil”.
Ex-ministro do Hamas critica terroristas
O Shin Bet, serviço de segurança israelense, divulgou no domingo 10 um vídeo que mostra o interrogatório do ex-ministro das Comunicações do Hamas, Yousef al-Mansi, criticando duramente o grupo terrorista.
Na gravação, Al-Mansi disse que não viu ninguém na Faixa de Gaza que apoiasse Yahya Sinwar, considerado o mentor do massacre de 7 de outubro.
“Este é um grupo de pessoas malucas que Sinwar lidera. Eles destruíram a Faixa de Gaza. Atrasou em 200 anos”, afirmou.
#VIDEO | Yousef al-Mansi, exministro de Comunicaciones de Hamás, apuntó contra el líder de la organización terrorista en Gaza durante un interrogatorio en Israel:
— VOZ (@VozMediaUSA) December 11, 2023
"Un grupo de locos liderados por [Yahya] Sinwar destruyeron la Franja de Gaza (…) Necesitamos deshacernos de… pic.twitter.com/KvdoTvmHlH
O ex-ministro do grupo terrorista também declarou que Sinwar tem “delírios de grandeza” e que ele se sente “acima de todos”. “Tem gente que, dia e noite, reza para que Deus nos liberte dele.”
Al-Mansi afirmou ainda que os ataques de 7 de outubro são “o oposto do Islã” e uma loucura inaceitável.
O Shin Bet não forneceu informações sobre quando Al-Mansi foi preso.
+ Leia as últimas notícias do Mundo no site da Revista Oeste