publicidade
Mundo

Israel declara ‘estado de guerra’ e anuncia contra-ataque ao Hamas

Grupo terrorista islâmico atacou o sul israelense por terra e ar; atentados deixaram pelo menos 22 mortos

Israel Guerra
Mais de 140 pessoas foram hospitalizadas no Soroka Medical Center em Beersheba, que atende o sul de Israel | Foto: Reprodução/Twitter

Na manhã deste sábado, 7, milhares de israelenses acordaram com o som dos mísseis disparados pelo Hamas. Casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais localizados no sul do país estão em chamas. Em resposta ao ataque do grupo terrorista islâmico, que deixou pelo menos 22 mortos, o Estado de Israel declarou estado de guerra.

A ofensiva começou por volta das 6h30, no sabá judaico e na manhã de um festival — o último da série de feriados.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que seu país reagirá aos atentados terroristas. Em virtude da gravidade dos ataques, o governo ordenou a convocação de reservistas e garantiu que o Hamas “pagará um preço sem precedentes”.

“Estamos em guerra”, disse Netanyahu, ao lembrar que Israel foi alvo de 5 mil mísseis nesta manhã. “Esta não é uma operação simples.”

A ofensiva se sustenta por meio da infiltração de palestinos em cidades israelenses e por meio do disparo de mísseis desde a Faixa de Gaza. De acordo com as Forças Armadas de Israel, os extremistas organizaram ataques por mar e ar, inclusive com o uso de parapentes.

O comandante militar do Hamas, Mohammad Deif, anunciou os ataques terroristas através dos meios de comunicação palestinos. “Este é o dia da maior batalha, para acabar com a última ocupação na Terra”, disse, ao pedir apoio de extremistas de todo o mundo. Logo depois do anúncio, moradores de Gaza correram para os mercados para comprar alimentos.

A imprensa palestina informou que o Hamas sequestrou diversos israelenses e os transformou em prisioneiros. As cenas de barbárie contra os reféns abundam nas redes sociais.

https://twitter.com/hoje_no/status/1710615492879085686

“Fazemos parte desta batalha, os nossos combatentes estão lado a lado com os seus irmãos nas Brigadas Qassam até que a vitória seja alcançada”, afirmou o porta-voz do braço armado da Jihad Islâmica, Abu Hamza, no Telegram.

Conforme o Serviço de Emergência de Israel, o número de mortos deve aumentar consideravelmente. Mais de 140 pessoas foram hospitalizadas no Soroka Medical Center em Beersheba, que atende o sul israelense.

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que o Hamas “cometeu um grave erro nesta manhã”. Ele informou que as tropas israelenses lutarão “contra o inimigo” e afirmou que seu país vencerá a guerra.

https://twitter.com/AndreLajst/status/1710618593493139879

Leia também: “Por que o mundo se voltou contra Israel?”, artigo de Daniel Ben-Ami, da Spiked, publicado na Edição 163 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade