publicidade
Mundo

Israel lança novos ataques contra o Irã

Também há reação das forças iranianas contra países do Golfo Pérsico

Ataque a Teerã neste domingo, 1º/3/2026 | Foto: Reprodução/X/@IDF
Ataque a Teerã neste domingo, 1º/3/2026 | Foto: Reprodução/X/@IDF

Explosões atingiram diversas regiões de Teerã, a capital do Irã, neste domingo, 1º, depois que a Força Aérea de Israel realizou ataques aéreos coordenados, segundo informações das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês). Imagens divulgadas nas redes sociais mostram nuvens densas de fumaça surgindo em vários pontos da cidade.

Em comunicado, os militares israelenses afirmaram: “Pela primeira vez desde o início da Operação Rugido do Leão: as Forças de Defesa de Israel estão atacando alvos pertencentes ao regime terrorista iraniano no coração de Teerã”.

Operações conjuntas

A ação veio um dia depois que operações conjuntas entre Israel e Estados Unidos resultaram na morte do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei. “Ao longo do último dia, a Força Aérea Israelense realizou ataques em larga escala para estabelecer superioridade aérea e abrir caminho para Teerã”, afirmou o comunicado da IDF.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou no sábado 28 que o país iniciou “grandes operações de combate” no Irã, com o objetivo de eliminar as forças armadas iranianas e desmantelar o programa nuclear. Em vídeo de oito minutos publicado na Truth Social, Trump acusou o Irã de recusar “todas as oportunidades de renunciar às suas ambições nucleares” e afirmou que os EUA “não aguentam mais”.

+ Trump promete uso de “força nunca antes vista” se Irã retaliar

Na madrugada deste domingo, 1º, disse que o Irã retaliar a ação que resultou na morte de Khamenei, o país enfrentará “força nunca antes vista”.

Em reação aos ataques, o governo do Irã lançou ofensivas sem precedentes em toda a região, atingindo países como Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Kuwait, Jordânia e Iraque, onde estão instaladas bases militares dos Estados Unidos.

Diferentemente dos ataques de Israel e EUA de junho de 2025 ao Irã, que ocorreram durante a noite e foram concluídos em poucas horas, os bombardeios atuais começaram durante a manhã do primeiro dia útil da semana no Irã, enquanto milhões se dirigiam ao trabalho ou à escola.

Confrontos se espalham por países do Golfo Pérsico

Em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, destroços de drones atingiram um mercado tradicional, com receio de que haja vítimas sob os escombros. Também foram registrados ataques em Dubai, Doha e em Manama, capital do Bahrein, ampliando a área afetada pelos confrontos.

Mapa do Golfo Pérsico | Foto: Reprodução/Google Maps
Mapa do Golfo Pérsico | Foto: Reprodução/Google Maps

Além disso, forças iranianas atingiram uma base americana localizada em Erbil, no Iraque, e uma explosão de grandes proporções foi registrada em Riad, Arábia Saudita, ainda sob investigação. Em Israel, sirenes de alerta soaram quase sem pausa, mas não há relatos de danos graves até o momento.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade