Jacarta deixará de ser a capital da Indonésia
O Parlamento da Indonésia aprovou nesta terça-feira, 18, uma lei que autoriza a construção de uma nova capital, que se chamará Nusantara, que vai substituir Jacarta.
A nova cidade ficará a cerca de 2 mil quilômetros de Jacarta, na Ilha de Bornéu, que abriga uma das maiores florestas tropicais do mundo. A construção terá várias etapas até 2045.
A ideia de transferir a capital tem sido recorrente nos últimos anos. Na prática, Jacarta, que tem hoje mais de 10 milhões de habitantes, se manterá como a capital econômica.
Situada abaixo do nível do mar, Jacarta afunda cerca de 7,5 centímetros em média por ano. Sem medidas de adaptação agressivas, cerca de 25% da área da capital poderá ficar submersa até 2050.
A atual capital também sofre com a falta de infraestrutura e se vê paralisada por enormes engarrafamentos e por um elevado nível de poluição.
Segundo o jornal The Guardian, entre os pontos de preocupação sobre a mudança, ambientalistas alertam para o risco de a medida acelerar a poluição em Kalimantan e contribuir para a destruição de florestas tropicais, que abrigam orangotangos, ursos-do-sol e macacos-narigudos.
As primeiras maquetes da nova capital mostram um projeto de cidade inteligente, construída entre árvores, mas ainda não há uma ideia mais concreta sobre sua aparência.
Ontem, o presidente indonésio, Joko Widodo, afirmou que na nova capital haverá “zero emissão de poluentes”, e “os habitantes estarão perto de tudo, podendo se locomover de bicicleta ou a pé”.
“A mudança da capital para Kalimantan baseia-se em várias considerações, vantagens regionais e bem-estar, com a visão do nascimento de um novo centro de gravidade econômico no meio do arquipélago”, disse Suharso Monoarfa, ministro da Planejamento de Desenvolvimento Nacional.