A liberação dos dados da Administração Federal de Aviação (FAA) trouxe uma notícia animadora para o Brasil: o jato executivo Phenom, da Embraer, é o mais usado nos Estados Unidos. O país se destaca por concentrar 80% dos voos desse tipo de avião no mundo.
Segundo a FAA, de agosto de 2022 a agosto deste ano, os modelos da família Phenom realizaram 360,9 mil pousos — 1,4 mil a mais do que o segundo colocado, o norte-americano Cessna Citation.
Leia mais: “Embraer se manifesta sobre queda de jato na Rússia”
Os modelos Citation, fabricados pela Textron, lideraram quase todos os rankings desde que as medições da FAA começaram, em 2001, excetuando-se os anos de 2007 e 2008.
O jato executivo Phenom
Para a Embraer, a conquista do mercado norte-americano por seu jato executivo resulta de uma estratégia elaborada, com base no modelo de negócio que vigora no país.
Nos Estados Unidos, grandes operadoras comercializam voos a vários clientes, que posteriormente acabam comprando os jatos.
Um exemplo é a NetJet, uma das maiores empresas do setor nos Estados Unidos. Em 2021, a companhia comprou cem modelos leves dos jatos executivos Phenom 300E por US$ 1,2 bilhão.
Os jatos parecem ter agradado, já que, em maio deste ano, a JetNet fez uma nova encomenda. Desta vez, de US$5 bilhões. A empresa solicitou até 250 Praetor 500, um modelo maior e com mais autonomia.
Alguns analistas consideram que a vantagem competitiva da linha Phenom é apresentar um design pensado para a alta utilização, aproveitando soluções da aviação comercial. Isso gera uma redução no custo operacional por milha voada por passageiro, em relação à concorrente.
Os Phenom conseguem voar com apenas um piloto e apresentam versões que comportam até dez passageiros. Além disso, o avião custa um terço a menos do que os modelos norte-americanos.
Leia também: “Como vai funcionar o ‘carro voador’ da Embraer”
A fabricante brasileira, terceira maior do setor no mundo, afirma que há onze anos o modelo lidera as vendas mundiais.
Apesar da vitória, a Textron permanece a maior fornecedora de jatos executivos nos Estados Unidos (se forem considerados outros modelos). Em 2022, foram 178 unidades da Textron, ante 102 da Embraer.
É importante salientar, no entanto, que a Embraer havia vendido apenas 20 unidades nos Estados Unidos, em 2005. O crescimento é superior a 500%.
Mantenha-se informado: Embraer inaugura única fábrica de caças supersônicos da América Latina