Enviado especial de Oeste a Buenos Aires | Uma multidão de jornalistas e apoiadores acompanhou o voto do candidato liberal para a presidência da Argentina, Javier Milei. Neste domingo, 22, o país realiza o primeiro turno de suas eleições gerais.
Milei chegou ao local de votação por volta das 13 horas. Imediatamente, ele foi cercado por um numero impressionante de jornalistas de veículos de comunicação nacionais e internacionais. Além disso, o candidato foi ovacionado por simpatizantes, que entoaram cânticos e palavras de ordem que marcaram a campanha eleitoral.
Entre as músicas mais cantadas estava Primera Vuelta (primeiro turno), seguido por um palavrão contra a classe política argentina. Trata-se, por parte de eleitores, da possibilidade de Milei ganhar a eleição já neste domingo, sem precisar da realização do segundo turno.
Saiba mais: “Deputados vão à Argentina entregar carta a Javier Milei“
A aglomeração era tamanha que para Milei, candidato do partido La Libertad Avanza, foi extremamente difícil chegar à seção eleitoral. Milei chegou a tropeçar nas escadas que levavam até o local de votação por causa da aglomeração.
Houve até um “parabéns para você”, já que a eleição da Argentina está ocorrendo no mesmo dia do aniversário de 50 anos Milei. Um dos jornalistas se apresentou com um bolo com vela e escrita “Felicidades“.
A seção onde votou o candidato liberal foi instalada na Universidade Tecnológica Nacional, no bairro de Almagro, na capital Buenos Aires. Por mera casualidade, a sala onde estavam instaladas as urnas se chamava “Sala Libertad”.
Depois de ter votado e posado para fotos, Milei saiu da seção cercado mais uma vez por jornalistas e apoiadores. O excesso de pessoas no local levou ao cancelamento da breve coletiva de imprensa que estava prevista para acontecer ainda nas proximidades da seção eleitoral.
Milei, Massa e Bullrich: candidato mais populares, segundo as pesquisas eleitorais
As eleições gerais argentinas deste ano ocorrem em clima de profunda incerteza. As pesquisas eleitorais mais recentes mostram que os três principais candidatos, o liberal Javier Milei, o peronista governista Sergio Massa, e a da oposição de centro-direita Patricia Bullrich estão empatados, por volta de 28% e 29%.
Saiba mais: “Campanha de Javier Milei denuncia risco de fraude eleitoral na Argentina“
Entretanto, a campanha de Milei foi a única a não realizar pesquisas eleitorais, por falta de recursos. Isso poderia ter influenciado o resultado das sondagens.
Pela presença maciça de apoiadores em todo os eventos que realiza ou participa, Milei é, claramente, o candidato mais popular das eleições argentinas deste ano. Ele, inclusive, venceu as prévias realizadas em agosto.
Nem Bullrich e nem Massa tiveram a participação de uma quantidade tão grande de pessoas no momento em que foram votar. Todavia, a maior preocupação dos argentinos neste momento é o comportamento do dólar depois da divulgação dos resultados.
Existe a possibilidade de uma alta expressiva da moeda norte-americana diante da divulgação dos resultados eleitorais. Tanto que as casa de câmbio da Argentina decidiram não operar nesta segunda-feira, 23, aguardando para ver qual será o comportamento do dólar.
Entre as propostas eleitorais de Milei está a dolarização da economia argentina e grandes cortes nos gastos públicos.