O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pode abandonar a corrida pela reeleição neste fim de semana. O site de notícias norte-americano Axios divulgou a informação nesta quinta-feira, 18.
Ao Axios, integrantes do Partido Democrata disseram acreditar que a crescente pressão de líderes partidários e amigos próximos convencerá Biden a desistir da candidatura.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Atualmente, o presidente está isolado em sua residência em Rehoboth Beach, no Estado de Delaware, depois de testar positivo para covid-19, nesta quarta-feira, 17.
Segundo o Axios, apesar de Biden se manter publicamente firme em sua decisão, ele está cedendo à pressão, às pesquisas desfavoráveis e à percepção pública negativa sobre sua idade e saúde mental.
Líderes democratas, aliados e doadores temem que, se Biden continuar, Donald Trump poderá vencer com ampla margem. A derrota comprometeria o legado de Biden e as chances de o partido expandir a bancada no Congresso.
Barack Obama diz que Joe Biden deve reconsiderar candidatura
De acordo com o jornal norte-americano The Washington Post, o ex-presidente Barack Obama tem dito a seus aliados que Biden deve reconsiderar a viabilidade de sua candidatura por causa das dificuldades crescentes.
Obama conversou com Biden apenas uma vez depois do debate presidencial de 27 de junho. Na ocasião, o ex-presidente de deixou claro que a decisão sobre a campanha cabe exclusivamente a Biden, embora tenha compartilhado suas preocupações com outros democratas.
Barack Obama também recebeu ligações de democratas ansiosos, o que inclui a ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi. Segundo o The Washington Post, ele expressou suas opiniões sobre os desafios enfrentados por Biden.