A jogadora trans Lexi Rodgers foi vetada da competição feminina da liga de basquete NBL1 South, da Austrália, noticiou a Fox News nesta terça-feira, 18.
A determinação veio do Basketball Australia (BA), órgão regulador do esporte no país, que considerou Lexi inelegível para competir no basquete de elite ou subelite feminino.
A atleta transexual esperava jogar na liga semiprofissional feminina pelo time Kilsyth Cobras. Os Cobras jogam na NBL1 South, uma liga de nível abaixo da National Basketball League (NBL) e da Women’s National Basketball League (WNBL).
Ao vetar Lexi, o órgão regulador disse que avalia a participação de atletas transgêneros “caso a caso, considerando e equilibrando uma série de fatores”. Para avaliar o caso, a Basketball Australia (BA) convocou um painel de especialistas.
O painel foi liderado pelo Dr. Peter Harcourt, diretor médico do BA e consultor médico dos Jogos da Commonwealth (evento multiesportivo internacional entre atletas de países que faziam parte do Império Britânico); Suzy Batkovic, jogadora de basquete aposentada e membro do conselho da BA e a professora associada Diana Robinson completaram o time de especialistas. As informações são do jornal britânico The Guardian.
Em um comunicado em seu Instagram, que tem 700 seguidores, Lexi Rodgers afirmou estar desapontada com a decisão da Basketball Australia. “Participei plenamente e de boa-fé do processo e dos critérios de elegibilidade”, disse. “Acredito firmemente que tenho um lugar como atleta no basquete feminino”, completou ela.
A atleta também disse que está triste com a “mensagem potencial que esta decisão envia para pessoas trans e para a diversidade de gênero em todos os lugares”.
E um individuo desses ainda se acha injusticado pela sociedade.
Nasce homem, passa grande parte da vida como homem, desenvolve força e resistência de homem e que jogar contra mulheres (pode até morrer com aparência próxima de uma mulher e se sentir mulher, mas vai morrer homem).
Querer enfrentar alguém que vc sabe que é FISICAMENTE inferior não passa de covardia, é só ver o caso do Tífano Rodrigo que, quando jogava contra homens era abaixo de medíocre e hoje detém muitos recordes individuais.
Vá fazer um time de trans, E pare de encher os sacos de homens ou mulheres.
Perfeito a decisão! O que essas ligas esportivas devem promover é uma competição entre atletas trans isto é muito mais justo além da competição ser de igual para igual. A Biologia não falha, simples assim! Parabenizo o comitê pela postura científica!
CLARO A NOITE ELE/ELA QUERIA COMER AS MENINAS.
Do jeito que as coisas andam, já não duvido de nada…rs
ainda da tempo de se inscrever no basquete masculino , vai encarar ?
A “mensagem potencial que esta decisão envia para pessoas trans e para a diversidade de gênero em todos os lugares” é uma só: não tem capacidade de competir na categoria a qual pertence “homens de nascença” e quer se esconder atrás de uma saia e ainda fica se vitimando…..
A “mensagem potencial que esta decisão envia para pessoas trans e para a diversidade de gênero em todos os lugares” é uma só: homens de nascença não devem competir com mulheres de nascença. Ou seja, em esportes, XX disputam com XX; XY disputam com XY. Simples assim.
Se nasceu com pinto e grãos, deve jogar com quem tem pinto e grãos. O que passa disso é mimimi do demônio…
Alguém já viu alguma notícia de homens trans se destacando em algum esporte? É tão difícil constatar o óbvio,
Não é porque um sujeito se veste como mulher que pode fazer as mesmas coisas que uma mulher biológica faria: menstruar, ter cólicas, gerar um bebê ou jogar no time das meninas. As mulheres são fisicamente mais frágeis do que os homens e fazê-las competir com homens biológicos é uma grande deslealdade com elas! O direito do indivíduo termina onde o direito da coletividade começa.
Mesma coisa que colocar uma moto 1000cc para uma competição de ciclismo….
Pelo menos alguém está vendo que “o rei está nu”.
Espero que o comitê australiano não volte atrás e quesua atitude seja seguida mundo afora. A imbecilidade pandêmica tem que ser enfrentada. Parabéns, Austrália!
Vitória das mulheres no esporte feminino!!!… 😀
CHEGA de homens que se dizem “mulheres” ou que fazem cirurgias de mudança de sexo para tomarem o lugar das mulheres! Chega!