Jornalista turca é presa acusada de insultar Erdogan

Sedef Kabas, profissional conhecida no país, foi detida pelos policiais na madrugada do último sábado, 22
-Publicidade-
Foto: Reprodução/Redes sociais
Foto: Reprodução/Redes sociais | Foto: Reprodução/Redes sociais

Um tribunal da Turquia ordenou no último sábado, 22, a prisão de uma conhecida jornalista do país, Sedef Kabas, por supostamente insultar o presidente Recep Tayip Erdogan. Inicialmente, as informações foram divulgadas pela agência de notícias catari Al Jazeera.

Apresentadora de um canal de televisão opositor ao governo de Erdogan, Kabas teria usado um provérbio para criticar o líder turco. “Há um provérbio muito famoso que diz o seguinte: uma cabeça coroada se torna mais sábia. Mas vemos que não é verdade”, afirmou. “Quando um boi sobe ao palácio, ele não se torna rei, mas transforma o palácio em celeiro.”

A polícia deteve Kabas durante a madrugada e a levou para uma delegacia em Istambul. Depois, a transferiu para o tribunal da cidade, onde a corte decidiu favoravelmente à sua prisão formal. A jornalista nega a acusação.

-Publicidade-

De acordo com o porta-voz-chefe de Erdogan, Fahrettin Altun, os comentários de Kabas foram irresponsáveis. “Uma suposta jornalista está insultando descaradamente nosso presidente em um canal de televisão”, reclamou. “Isso não tem outro objetivo além de espalhar ódio.”

Em comunicado, o editor do canal Tele1, Merdan Yanardag, criticou a prisão da apresentadora. “Sua detenção, às 2 horas da manhã, por causa de um provérbio, é inaceitável”, repudiou. “Essa postura é uma tentativa de intimidar os jornalistas, a mídia e a sociedade.”

A agência Reuters informou que milhares de pessoas foram acusadas de insultar Erdogan desde o início de sua jornada como presidente. Em 2020, mais de 30 mil investigações relacionadas a esse tipo de acusação foram arquivadas.

Leia mais: “Erdogan: política israelense em relação a palestinos é inaceitável”

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.