Juan Guaidó é reeleito presidente interino da Venezuela

O político lidera a oposição à ditadura conduzida por Nicolás Maduro
-Publicidade-
O presidente Juan Guaidó
O presidente Juan Guaidó | Foto: Myles Cullen/Casa Branca

A Assembleia Nacional venezuelana eleita em 2015 reconduziu Juan Guaidó ao cargo de presidente interino da Venezuela. A escolha ocorreu em uma reunião por meio da plataforma zoom.

Os parlamentares que reconduziram Juan Gauidó para o cargo de presidente interino da Venezuela se reuniram na segunda-feira 3. Oficialmente, o mandato dele terminou em janeiro 2021. Entretanto, o grupo não reconhece as eleições de 2020 para o legislativo, e fazem o mesmo com a disputa presidencial de 2018.

Eles alegam que os dois processos foram fraudados por Nicolás Maduro. Contudo, o ditador detém o poder de fato no país graças ao apoio dos militares. A Venezuela passa por uma crise humanitária que já causou o êxodo de milhares de pessoas.

-Publicidade-

Guaidó assumiu como presidente interino da Venezuela pela primeira vez em janeiro de 2019. Então deputado venezuelano, ele se autodeclarou para o cargo, recebeu apoio de seus pares e foi reconhecido por governos estrangeiros como Brasil e Estados Unidos. O processo ocorreu em meio à denúncia de fraude eleitoral na reeleição Maduro para presidência.

“O que resta da República está contido neste Parlamento”, declarou Guaidó depois de ser reconduzido como presidente interino da Venezuela. “A tarefa que nos vem é colocar acima o interesse do país em alcançar essa eleição presidencial livre e justa, emulando essa unidade que conseguimos em 2015 e superando qualquer capricho partidário ou pessoal.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

6 comentários Ver comentários

  1. Depois os bozoloides débeis mentais reclamam de Lula ja ser considerado por toda Europa como presidente do país e receber honrarias de chefe de estado. Guaido presidente interino kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Assim como Lula e o presidente interino do Brasil

  2. Cara, complicado hein, pois se um dia este Guaidó conseguir de fato chegar à presidência, encontrará um país devastado, o pessoal que tinha mais instrução já foi embora faz tempo. Isso sem contar que a cepa do maduro já se instalou e aparelhou todas as camadas do estado, principalmente o exército, daí é muito difícil. Por aqui, graças a Deus, os ptralhas não conseguiram penetrar muito no exército, o que ainda nos dá esperança de um dia sair deste buraco que eles nos deixaram.

  3. Como é que é? Eles alegam? Eu me lembro da imprensa investigativa, questionadora, apurando “in loco”.
    O que tem prá hoje?
    Eles alegam.
    VSF quer ser repórter? Vai lá, passa fome, come merda e depois vem falar sobre alegações.

  4. Isso é apenas um exemplo do que pode acontecer aqui no Brasil. Muitas vezes não acreditamos que algo ruim pode piorar, e,talvez a gente tenha que pagar o preço para crer.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.