publicidade
Mundo

Lembrança das vítimas do Holocausto destaca dignidade humana

Data completa 20 anos desde a primeira cerimônia na ONU

Sobreviventes Holocausto Dia Memória 27 janeiro
Sobreviventes do Holocausto participam de cerimônia nesta data especial | Foto: Reprodução/Museu Yad Vashem

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto completa 20 anos desde que, nesta data, ocorreu a primeira homenagem às vítimas do regime nazista. Foi neste dia 27 de janeiro, em 1945, que tropas soviéticas libertaram os campos de concentração e de extermínio, de Auschwitz e de Birkenau, a 60 quilômetros da cidade de Cracóvia, na Polônia.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

A data, definida em 1º de novembro de 2005, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, por meio da Resolução 60/7, foi lembrada pela primeira vez em 2006. A resolução apoia a elaboração de programas educacionais para lembrar o Holocausto e prevenir novos genocídios.

“O Dia Internacional é um lembrete global dos perigos do ódio, da intolerância e do antissemitismo”, declarou a ONU, em seu site. “A data é um chamado para lembrar, refletir e agir, a fim de garantir que atrocidades como essas nunca mais se repitam. O Dia Internacional é marcado por eventos e atividades de memória na sede das Nações Unidas, em Nova York, e nos escritórios da ONU ao redor do mundo.”

Desde a quinta cerimônia, em 2010, temas específicos passaram a marcar cada ato solene. Em uma época de alta do antissemitismo, depois dos atentados de 7 de outubro, do grupo terrorista Hamas, o tema de 2026 traz como destaque o papel da lembrança na defesa dos direitos humanos e da dignidade.

Plano no Holocausto

O regime nazista, que deu início à Segunda Guerra Mundial, em 1939, comandou uma perseguição brutal contra os judeus na Europa. A população judaica foi alvo de um forte sentimento de antissemitismo que levou à criação, entre outros, de campos de concentração e de extermínio, dentro do projeto de Solução Final, em andamento desde 1941.

Um documento assinado em 20 de janeiro de1942 na mansão de Reinhard Heydrich, diretor do Departamento Geral de Segurança do Reich, reiterou o projeto. A reunião foi chamada de Conferência de Wannsee e realizada em Berlim.

Na hierarquia nazista, acima de Heydrich, só estavam o ditador Adolf Hitler, Hermann Göring (o segundo homem no Estado) e de Heinrich Himmler, chefe Schutzstaffel (SS, polícia política e organização mais criminosa do regime nazista).

Leia mais: “‘Não escondo que sou judia’, diz aluna de universidade nos EUA”

Auschwitz e Birkenau foram os maiores campos de concentração e de extermínio do regime Em suas câmaras de gás e crematórios foram mortas pelo menos um milhão de pessoas. Em 1944, auge do Holocausto, eram assassinadas seis mil pessoas por dia, relata a Enciclopédia do Holocausto.

O local foi libertado em um sábado, Shabat, dia sagrado do judaísmo. A libertação simbolizou um recomeço para a população judaica, que perdeu 6 milhões de pessoas vítimas da guerra.

Além dos judeus, foram mortos ainda pelo menos 20 milhões de pessoas, por razões étnicas, políticas ou comportamentais, entre elas ciganos, poloneses, soviéticos, homossexuais, pessoas com deficiência, acusados de comunismo, testemunhas de Jeová e adventistas.

A libertação destes campos também custou a vida de pelo menos 231 soldados soviéticos, em função da resistência alemã. Encerrados os combates, foram libertados, daqueles campos, oito mil pessoas, esfomeadas e em condições precárias, depois de meses ou anos sob tortura.

Heydrich morreu em 27 de maio, naquele mesmo ano de 1942, em decorrência de um atentado realizado por combatentes da resistência tchecoslovaca, Jozef Gabčík (eslovaco) e Jan Kubiš (tcheco). Eles receberam o apoio do governo no exílio em Londres.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Maria do Rosario de Castro Solla
    Maria do Rosario de Castro Solla

    Que Deus não permita que isso aconteça jamais. Ano que vem, em Jerusalém

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.