Edward Cassano, executivo-chefe da Pelagic Research Services, o líder da equipe de buscas que encontrou os destroços do Titan, ficou emocionado durante uma entrevista ao lembrar do momento em que localizou as partes desmembradas do submersível que implodiu. O executivo teve de segurar as lágrimas enquanto falava com os jornalistas. O fato aconteceu nessa sexta-feira 30, nos Estados Unidos. Durante as buscas, um submarino foi lançado ao mar a fim de encontrar o Titan.
Cassano disse na entrevista que sua equipe estava concentrada no resgate dos possíveis sobreviventes do Titan, mas as esperanças acabaram quando o Odysseus 6K, um veículo operado remotamente (ROV) pela sua empresa, alcançou o local do naufrágio do Titanic 90 minutos depois de ser lançado no mar. Visivelmente emocionado, Cassano disse: “Nosso plano de resgate era: imediatamente após encontrar o Titan, agarrá-lo o mais rápido possível e começar a recuperação. Pouco depois de chegar ao fundo do mar, descobrimos os destroços do submarino. Por volta das 12 horas, um resgate se transformou em uma recuperação [de destroços]”.
Emocionado, Edward disse: “Estamos muito tristes porque não conseguimos recuperar o submarino”
Na sequência, o executivo-chefe da Pelagic Research Services, pediu desculpas aos jornalistas, afirmando que estava processando “muitas emoções”, e pediu para que todos reconhecessem a “gravidade do acontecimento”. Emocionado, Edward Cassano completou: “Estamos muito tristes por não termos conseguido recuperar um submarino viável, mas apesar disso o sistema [de buscas e resgate] funcionou. Temos de nos desculpar — há muitas emoções e as pessoas estão cansadas”.
Ainda segundo o executivo, o submersível Titan perdeu contato com a superfície por volta das 17h45 do dia 18 de junho. Sua empresa, a Pelagic, foi acionada pouco depois, às 18h, pela responsável pelo submersível, a OceanGate Expeditions. Cassano conta que sua equipe queria ajudar nas buscas.
Os destroços do Titan foram trazidos à superfície por um submarino na quarta-feira 28, as partes de metal foram descarregadas no navio Horizon Arctic em um cais administrado pela Guarda Costeira do Canadá. Os peritos encontram matéria orgânica junto aos restos do Titan, possivelmente os restos mortais dos passageiros. Emocionado ao falar sobre o Titan, Edward também emocionou os jornalistas presentes.