Líderes de Alemanha, França e Itália visitam a Ucrânia

Emmanuel Macron, Olaf Scholz e Mario Draghi participam de encontro de apoio aos ucranianos contra invasão russa
-Publicidade-
Mario Draghi, Emmanuel Macron e Olaf Scholz em foto a caminho da Ucrânia
Mario Draghi, Emmanuel Macron e Olaf Scholz em foto a caminho da Ucrânia | Foto: Reprodução

Três líderes de importantes nações da Europa chegaram nesta quinta-feira, 16, à Ucrânia em viagem conjunta em apoio ao país na guerra contra a Rússia. O presidente francês Emmanuel Macron, o chanceler alemão Olaf Scholz e o primeiro-ministro italiano Mario Draghi participam da comitiva em Kiev.

A visita dos líderes europeus à Ucrânia era esperada há algumas semanas, cobrada pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy como parte dos esforços internacionais no conflito.

“É um momento importante. É uma mensagem de unidade que estamos enviando aos ucranianos”, declarou o francês Macron ao chegar a Kiev.

-Publicidade-

A visita oficial de Macron, Scholz e Draghi indica um avanço diplomático para a intenção da Ucrânia de se juntar à União Europeia. A expectativa é que a administração do bloco continental se manifeste na sexta-feira a respeito do status do ingresso dos ucranianos.

Em visita à Romênia na última quarta-feira, Macron disse que era hora de a Europa tranquilizar a Ucrânia sobre suas ambições de aderir ao bloco.

Além da pressão para a aceitação na União Europeia, Zelenskiy deve aproveitar a visita dos líderes à Ucrânia para cobrar envio de mais armas para ajudar o exército ucraniano, atualmente acuado na resistência aos invasores russos em vários pontos do país.

A Ucrânia tem sido particularmente crítica à ajuda militar da Alemanha, principal economia europeia. O embaixador do país em Berlim, Andrij Melnyk, disse à emissora alemã NTV que esperava que Scholz entregasse armas pesadas aos ucranianos.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.