Maior banco da Rússia deixa o mercado europeu

O grupo Sberbank está presente em oito países da Europa
-Publicidade-
Russos formam filas na porta de bancos para sacar dinheiro
Russos formam filas na porta de bancos para sacar dinheiro | Foto: Reprodução/Redes sociais

O grupo Sberbank, principal banco da Rússia, anunciou nesta quarta-feira, 2, que está saindo do mercado europeu, diante das duras sanções ocidentais que enfrenta em represália pela invasão da Ucrânia. “Na situação atual, o Sberbank decidiu se retirar do mercado europeu”, comunicou a instituição financeira.

No início da semana, o Banco Central Europeu alertara para o risco de uma “quebra” para a filial europeia do Sberbank, depois de “saídas de depósitos significativas”. As filiais europeias do banco estariam enfrentando saídas irregulares de fundos e ameaças à segurança de seus funcionários e agências.

O Sberbank está presente em oito países europeus: Alemanha, Áustria, Croácia, República Tcheca, Hungria, Eslovênia, Sérvia e Bósnia Herzegovina. “As filiais do Sberbank dispõem de um nível elevado de capital e ativos, os fundos dos clientes estão garantidos, de acordo com as legislações locais”, garantiu o banco.

-Publicidade-

As sanções da União Europeia buscam impedir que os bancos russos tenham acesso aos mercados internacionais de capital. Como resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, a Europa, os Estados Unidos e outros países ocidentais anunciaram uma série de sanções, que incluem o corte de bancos russos da rede internacional de pagamentos Swift e o congelamento de ativos do Banco Central russo no Ocidente.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.