Uma batalha por comida pode ter sido a razão da morte do megalodonte, o maior turbarão da História. Segundo um estudo da Universidade Johannes Gutenberg, em Mainz, na Alemanha, o animal teve de competir por alimentos com outro predador feroz, o tubarão-branco.
Muitos fatores diferentes foram sugeridos para explicar a extinção do megalodonte, que ocorreu há 3 milhões de anos. Entre eles, as mudanças no nível do mar e a redução de presas.
No estudo, os pesquisadores usaram isótopos de zinco (elemento químico) nos dentes de tubarões vivos para tentar entender a dieta de animais mortos há muito tempo. Pistas químicas nos dentes de tubarões vivos e 13 dentes fósseis do animal extinto sugerem que o tubarão-branco e o megalodonte tiveram posições semelhantes na cadeia alimentar e podem ter competido pelo mesmo alimento, incluindo baleias, golfinhos e botos.
“Isso evidencia que havia competição entre o grande tubarão-branco e o megalodonte por recursos alimentares aquáticos nos oceanos”, disse o professor Thomas Tutken, líder do estudo, em entrevista concedida à BBC.
Catalina Pimiento, da Universidade de Swansea, disse que é necessário mais trabalho para resolver o mistério do megalodonte. “A extinção foi estudada de muitos ângulos diferentes na última década”, observou a pesquisadora. “O mistério sobre o que o megalodonte comeu e até que ponto competiu com outros tubarões permanece.”
O maior tubarão da História
O megalodonte percorria os oceanos entre 22 milhões e 3 milhões de anos atrás. Três vezes maior que o grande tubarão-branco, o animal podia crescer até 18 metros de comprimento e pesar até 60 toneladas.
Leia mais: “A nova arma da China: o tubarão-robô”
Espero que nesta briga predatória, o grande tubarão chamado pt, que briga pela abstinência de “comida”, também seja, em breve, dizimado.
Se isto fosse verdade, eles não disputariam coisa alguma, mas o tubarão branco seria comida do “grandão”, como o é hoje com tubarões menores (até da mesma espécie, no caso do “grande branco”).
Ah, esses “especialistas”.