publicidade
Mundo

Mais de 2 mil mortos durante tempestade na Líbia

Integrante do comitê de emergência estima 10 mil pessoas desaparecidas

tempestade Líbia 40 mil mortes
Tempestade atingiu, principalmente, a cidade de Derna, que fica na costa do país africana | Foto: Governo da Líbia

Estima-se que cerca de 2,5 mil pessoas foram mortas com a passagem da tempestade mediterrânea Daniel pela Líbia, no Norte da África

Outras 10 mil pessoas estariam desaparecidas nas cidades atingidas pelas chuvas, segundo representante da Crescente Vermelho, equivalente à Cruz Vermelha. Acredita-se que o número de mortos pode passar de 3 mil à medida que a quantidade de desaparecidos aumenta.

Receba nossas atualizações

“Os corpos estão por toda parte, na água, nos vales, sob os edifícios”, disse Hichem Chkiouat, ministro da Aviação Civil e integrante do Comitê de Emergência criado depois das enchentes.

A cidade mais afetada é Derna, com cerca de 125 mil habitantes, que fica na costa da Líbia e é cortada ao meio por um rio que flui das terras altas para o sul do país. Segundo o governo local, as chuvas deixaram 25% da província debaixo d’água.

Devido ao temporal, as ruas foram tomadas pela água e casas foram inundadas. Além disso, edifícios foram destruídos, carros acabaram virados e moradores foram arrastados.

Leia mais: “Vídeo: moradores são arrastados durante passagem de tufão na China

A tempestade mediterrânea Daniel, que atingiu a Líbia no domingo 10, também afetou as cidades de Benghazi, Sousse, Al Bayda e Al-Marj. A força da água destruiu barragens na região. 

Tempestade passou por Grécia e Turquia

A tempestade Daniel levou estragos à Grécia, Turquia e Bulgária antes de chegar ao norte da África. O governo da Líbia pediu ajuda internacional para se recuperar da tragédia. 

Os Estados Unidos e a Turquia enviaram aviões com suprimentos para o país africano. A tempestade perdeu força depois de passar pela Líbia. Apesar disso, ela chegou ao Egito, preocupando as autoridades e colocando o país em alerta.
Leia também: “Frente fria vai provocar muita chuva no Rio Grande do Sul

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade