Dez anos depois de ingressar na União Europeia (UE), a Croácia adotou no domingo 1º o euro como moeda oficial e passou a ser o vigésimo país entre os 27 do bloco a compartilhar a moeda única. Com a decisão, a Croácia abandonou sua moeda nacional, a kuna. Haverá um período de transição para os croatas se adaptarem à mudança.
Segundo o Banco Central Europeu (BCE), até fim de 2023, todos os bens e os serviços têm de ser indicados em kunas e em euros. Porém, em duas semanas tanto kunas como euros devem ser aceitos como meio de pagamento. A taxa de conversão foi fixada em 7,5345 kunas por cada euro.
A adesão ao euro impõe ao país membro cumprir compromissos econômicos e financeiros. A Croácia tem 4 milhões de habitantes e um importante setor turístico. Em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita do país ficou 30% abaixo da média da UE.
Apesar dos benefícios que economistas preveem com a adesão ao euro, os croatas temem que a nova moeda aumente ainda mais o preço de produtos e serviços. Devido à crise energética causada pela guerra da Ucrânia, em novembro, a taxa de inflação da Croácia foi de 13,5% — superior à média de 10% da Zona do Euro.
Além da adoção do euro, a Croácia também passou a integrar o espaço Schengen de livre circulação, que é composto dos 27 países do bloco europeu, além de Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. O espaço Schengen permite a 420 milhões de pessoas viajarem livremente entre os países membros do bloco sem passar por controles fronteiriços.
Em 1991, a Croácia conquistou a independência da Iugoslávia e enfrentou uma guerra até 1995, que deixou mais de 20 mil mortos. Em 2013, o país passou a integrar a UE.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, celebrou a entrada da Croácia na Zona do Euro com o primeiro-ministro do país, Andrej Plenkovic, na capital croata. “Hoje é um dia de alegria e orgulho”, não apenas para o povo croata, mas “também para todos os cidadãos da Europa”, disse Ursula, no Twitter.
🇭🇷 It is the season of new beginnings.
And there is no place in Europe where this is more true than here in Croatia.
Today the country joins the Schengen area and the Eurozone.
Two immense achievements.
I’m so glad to be here, on this day of joy and pride for Croatia. pic.twitter.com/d4A2JWoOXf— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) January 1, 2023
Plenkovic falou em um dia histórico para a Croácia. “Os automóveis passam hoje na fronteira sem formalidades ou controle, e, com a adoção do euro, os nossos cidadãos e a economia estão bem protegidos contra a crise”, escreveu em seu perfil no Twitter.
Relacionadas
adeus europa