Revista Oeste - Eleições 2022

Encontrado manuscrito de padre Antônio Vieira desaparecido há 300 anos

A obra estava perdida em um acervo da Biblioteca Gregoriana, em Roma
-Publicidade-
Retrato de padre Antônio Vieira
Retrato de padre Antônio Vieira | Foto: Reprodução/ Wikimedia Commons

O manuscrito Clavis Prophjetarum (“Chave dos Profetas”), de autoria do padre Antônio Vieira (1608-1697), foi encontrado por um grupo de pesquisadores da Itália e de Portugal. A obra, dada como desaparecida há 300 anos, foi apresentada pela primeira vez na segunda-feira 30, em uma apresentação realizada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em colaboração com a Universidade Pontifícia Gregoriana, de Roma.

A historiadora portuguesa Ana Travassos Valdez foi a responsável por encontrar o Clavis Prophjetarum, em 2020. A obra estava nos arquivos da Biblioteca Gregoriana, na capital italiana. Por conta da pandemia de covid-19, o trabalho da pesquisadora precisou ser adiado, já que não era possível consultar o documento presencialmente.

Manuscrito de padre António Vieira
Manuscrito de padre Antônio Vieira (Foto: Reprodução/Redes sociais)
-Publicidade-

“Após centenas de horas de transcrição e das análises de diversos laboratórios e especialistas, as dúvidas já não existem. É o original da Clavis“, afirmou ela, que é especialista no trabalho do jesuíta. A historiadora conta ainda que chegou a duvidar da veracidade da obra, por estar com “mau aspecto.”

O manuscrito passou por um processo de digitalização, para a continuidade dos estudos. “Acabou o mito de que o original não existe. Ele está aqui, e o trabalho para desvendar seus segredos apenas começou”, disse a historiadora. 

O projeto segue agora em fase de transcrição. Se concluído, o manuscrito será a primeira obra completa de Antônio Vieira. Segundo Ana Valdez, os mistérios por trás do documento serão agora finalmente revelados. “Vamos ver as surpresas que saem de lá de dentro. É uma caixa de Pandora.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.