publicidade
Mundo

Marco Rubio indicou María Corina ao Nobel da Paz

Premiação de 2025 foi sugerida por congressistas republicanos, que exaltaram a liderança da venezuelana contra a ditadura de Maduro

María Corina e Marco Rubio
María Corina Machado conquistou o Prêmio Nobel da Paz de 2025 | Fotos: Reprodução/Wikimedia Commons

María Corina Machado conquistou o Prêmio Nobel da Paz de 2025 com apoio direto de políticos dos Estados Unidos. A indicação partiu do atual secretário de Estado, Marco Rubio, ainda no período em que ocupava o cargo de senador pela Flórida.

Rubio formalizou a nomeação em agosto de 2024. Ele assinou uma carta enviada ao Comitê Norueguês do Nobel ao lado de outros parlamentares do Partido Republicano. Entre eles estavam o senador Rick Scott e os deputados Mario Díaz-Balart, María Elvira Salazar, Michael Waltz, Neal Dunn, Byron Donalds e Carlos Gimenez.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

No documento, os parlamentares afirmaram que María Corina representa “a esperança e a resiliência de um povo que há 25 anos sofre com a opressão do regime de Nicolás Maduro”. Eles pediram que o comitê reconhecesse sua “coragem e moralidade” e seu compromisso com a “restauração da democracia e dos direitos humanos na Venezuela”.

O texto está disponível no site oficial de Rick Scott. A carta reforça o papel de María Corina como principal nome da oposição venezuelana e símbolo da resistência civil contra a ditadura chavista.

Nobel reconhece liderança de María Corina contra o regime de Maduro

O comitê classificou a líder venezuelana como “um dos exemplos mais extraordinários de coragem civil na América Latina nos tempos recentes”. A nota oficial também a descreveu como “figura-chave e unificadora de uma oposição política antes profundamente dividida”.

María Corina se tornou a 20ª mulher a conquistar o Nobel da Paz desde a sua criação, em 1901. Ela também levou à Venezuela o primeiro nome reconhecido nesse tradicional prêmio internacional por ações em defesa da liberdade. Em 2023, a iraniana Narges Mohammadi conquistou o mesmo reconhecimento.

+ Leia também: “María Corina, sobre Nobel da Paz: ‘Impulso para alcançar a liberdade'”

A escolha do Nobel da Paz é conduzida por cinco membros do comitê norueguês. Eles se reúnem em Oslo, em uma sala trancada e isolada, com o objetivo de evitar qualquer tipo de interferência política.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade