Máscaras de pano podem não proteger contra a Ômicron

Professora da Universidade de Oxford indicou o uso da proteção facial modelo N95

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Foto: Divulgação/
PIXNIO
Foto: Divulgação/ PIXNIO

A maioria das máscaras de pano não é eficaz contra a variante Ômicron, afirmou Trish Greenhalgh, professora de serviços básicos de saúde da Universidade de Oxford, em entrevista à agência de notícias Bloomberg, publicada na quarta-feira 22.

Conforme a especialista, a depender de qual tecido será usado, os materiais podem ser bons ou ruins. Como não é possível garantir que as máscaras de pano tenham uma camada dupla ou tripla de produtos eficazes, grande parte delas vira um acessório.

A docente indicou o uso das máscaras N95, que filtram 95% das partículas. Como segunda opção para quem quer se proteger, ela sugeriu o uso de modelos reutilizáveis que atendem a padrões de filtração.

-Publicidade-

“Mesmo assim, uma boa filtragem é inútil se a máscara não cobrir o nariz e a boca adequadamente. Também é preciso respirar facilmente através da máscara”, disse Trish.

A volta das máscaras

Devido à rápida propagação da Ômicron em muitos países, a máscara voltou a ser obrigatória. Na Espanha, a obrigatoriedade começou na quarta-feira 22. Já na Inglaterra, a população retornou o uso do equipamento de proteção no transporte público, lojas e ambientes fechados no início deste mês.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

8 comentários Ver comentários

  1. Essa matéria é de uma burrice tão grande que não tem nem como comentar. Máscara de pano pra proteger de um vírus 60 vezes menor do que a agulha que faz o pano? N95? Isso já ultrapassou a barreira do ridículo há bem mais de um ano. Enfiem essas máscaras no olho dos seus cus.

  2. Ô novidade !!
    Máscaras de pano não protegem nem de mau cheiro, não podem proteger de VÍRUS, de ínfima dimensão.
    As máscaras são grande Faz de Conta.

    1. É direito desses não usar máscara alguma. Se ela é de “proteção” individual, quem as usar estará “protegido”…. ou ao menos pensará estar.

  3. A obrigatoriedade da mascara é ridícula.
    Já vi pessoas tendo que pegar do chão pra entrar em algum estabelecimento.
    Máscara com filtro não sei das quantas? Tem gente que não tem nem o que comer e quem vai pagar esse luxo?
    Vamos nos conformar que a doença está aí? E quem fica enchendo o saco com mascara com dupla do tripla camada é porque nunca trabalhou com o sol rachando na cabeça. Bando de vagabundos. Pro inferno com essas focinheiras.

    1. Muito bem, Sílvia! No início dessa pandemia eu comprei uma daquelas máscaras descartáveis para usar apenas no supermercado e na padaria, mesmo porque não conseguia entrar nesses recintos. Aí quando chegava em casa eu jogava álcool 75º GL e colocava no varal para secar ao sol. Aí fui usando a mesma até não sei quando e também até começar a feder (kkk…) aí já era hora de trocar essa porcaria.

      1. O que não me conformo é uma anta dessas achar que o planeta inteiro(incluindo pessoas que vivem com o esgoto correndo na porta de casa) usarem mascara n não sei das quantas, trocando a cada duas ou três horas. Que planeta ela acha que vive? Mesmo as de pano, você tem que lavar, passar. Haja água e energia elétrica. Cadê o planeta sustentável?

    2. Concordo plenamente com vc !!!
      Quem fala que máscaras protegem DE VÍRUS no ar não sabe o que é um VÍRUS que de tão ínfimo tamanho só pode ser visualizado com Potentes Microscópios Eletrônicos.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.