Médicos cubanos protestam contra o sucateamento da saúde

Dezenas de profissionais estão denunciando a precariedade do sistema, que já foi a vitrine do regime comunista
-Publicidade-
Bandeira de Cuba | Foto: Pixabay
Bandeira de Cuba | Foto: Pixabay

Dezenas de médicos cubanos resolveram desafiar o regime comunista e protestar contra a péssima situação da saúde no país. Eles gravam suas mensagens vestindo avental e revelam o nome completo. O doutor Héctor Santiesteban Fuentes, por exemplo, declarou: “Eu quero denunciar o colapso do sistema de saúde em nosso hospital e em muitos outros… Esta é a realidade em que vivemos hoje”. A doutora Yolet Consuegra Levya disse que sua equipe é maltratada “todos os dias” pelas autoridades. “E na verdade somos nós que sustentamos este país.”

“Cuba intensifica controle de redes sociais”

O protesto, noticiado pelo jornal britânico The Times, é um duro golpe contra o mito sustentado pela ditadura segundo o qual o sistema de saúde cubano é um dos melhores do mundo. Isso tinha algum sentido quando a União Soviética sustentava o país, mas, com o fim da mesada, o sistema desabou.

-Publicidade-

Segundo o Times, o país teve apenas 15 mil casos de infecção por covid-19 no ano passado. Mas o regime insistiu em produzir uma vacina própria, e o número de infectados agora passou de meio milhão. Mais uma vez a ditadura vai ter que apelar para a caridade de regimes amigos, como a China e a Rússia. E os médicos resolveram abrir a boca.

O governo reagiu da forma que está virando rotina para os brasileiros — com um documento de 78 páginas listando o que pode e o que não pode ser dito nas redes sociais. O blogueiro cubano Norges Rodríguez acha que o protesto dos médicos é o “maior golpe que o regime já levou”, por causa do mito da saúde perfeita em Cuba. Agora ele e seus leitores estão tentando adivinhar qual setor estatal vai revelar seus rebeldes. “Se for a polícia, ou o Exército, então esse regime vai cair.”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários

  1. Quem ainda quer acreditar que o sistema de saúde cubano é um dos melhores do mundo, é só assistir ao documentário “Cuba e o Cameramen”.

  2. Com a palavra a esquerdalha, intelectuais, artistas, e quem mais de direito, ninguém fala nada, é culpa do “broqueio” americano? ou será porque não tem mais nenhum país para sustentar esta ditadura socialista?
    Como dizia uma grande líder inglesa, socialismo só funciona enquanto dura o dinheiro dos outros, acorda Brazuela.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro