A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, prometeu neste sábado, 16, a continuidade nas relações entre Alemanha e Turquia, que incluem a cooperação, mas também críticas, em sua visita de despedida ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
Relacionadas
Merkel, que prossegue com seu giro de despedida depois 16 anos no poder, foi recebida na residência presidencial em Istambul.
“Às vezes fui crítica diante dos fatos que observamos no âmbito dos direitos humanos e liberdades individuais”, reconheceu a chanceler em coletiva de imprensa.
“A única coisa que posso dizer é que será assim com o próximo governo alemão: a relação entre Turquia e Alemanha continuará, com seus lados bons e ruins”, assegurou Merkel.
O presidente Erdogan, por sua vez, que agradeceu em duas ocasiões à sua “querida amiga” Angela Merkel, manifestou preocupação com o que está por vir: “Nunca é fácil trabalhar com uma conciliação”, como a que está em negociação na Alemanha para a formação de um futuro governo.
Nos 16 anos em que esteve à frente da Alemanha, e apesar de fortes divergências em alguns momentos, inclusive tensões após a tentativa de golpe de Estado de 2016 na Turquia, Merkel sempre tentou manter as portas abertas, e também zelou para que a Europa não fechasse as suas portas para seu grande vizinho.