O argentino Faustino Oro, de apenas 10 anos de idade, surpreendeu o mundo ao vencer uma partida de xadrez. Durante o Bullet Brawl 2024, campeonato on-line de xadrez, Oro venceu o norueguês Magnus Carlsen, considerado o número um do mundo na modalidade, tendo já conquistado 17 títulos mundiais. A competição reuniu 156 jogadores de todo o mundo.
O jogador mirim venceu o campeão norueguês com apenas 48 movimentos sobre o tabuleiro virtual de xadrez. A vitória extraordinária do enxadrista argentino foi destaque na imprensa do país vizinho, que lembrou que o apelido “Messi do xadrez” não foi um título concedido à toa ao menino.
Vitórias do ‘Messi do xadrez’
De acordo com o Estadão, apesar da vitória, o enxadrista argentino não conquistou uma posição no top 10. Porém, seu desempenho somado à vitória sobre o número 1 do mundo garantiram-lhe a 21ª colocação no ranking internacional.
A medalha de ouro foi para Hikaru Nakamura, mestre de xadrez dos Estados Unidos.
Esta não foi a primeira vez que o menino argentino destacou-se no esporte: Faustino já havia impressionado os mestres do xadrez ao obter três vitórias e dois empates durante o Quick Play Worlds, de 2023. Aos 10 anos de idade, ele é o jogador mais jovem a alcançar 2,3 mil pontos no Rating Fide, classificação internacional de atletas da modalidade.
+Leia mais notícias do Mundo em Oeste.
Jorge Rosito, o treinador de Oro, contou ao jornal argentino Perfil que a história do menino teve início em 2020, durante a pandemia de covid-19 — a criança assistia a tutoriais no YouTube. “Seu pai mostrou a ele o tabuleiro e, depois, com os vídeos, Faustino ficou entusiasmado com o xadrez”, afirmou Rosito.
O treinador do garoto disse ainda que o jogador de futebol favorito do enxadrista mirim é precisamente Lionel Messi.