Metade dos americanos duvida que Biden vai disputar reeleição

Pesquisa do Wall Street Journal mostra que 52% dos cidadãos dos EUA não esperam o presidente de 79 anos na disputa em 2024
-Publicidade-
Biden terá quase 82 anos em 2024, ano da próxima eleição norte-americana
Biden terá quase 82 anos em 2024, ano da próxima eleição norte-americana | Foto: Shutterstock

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Wall Street Journal revela que 52% dos americanos não acreditam que o presidente Joe Biden disputará a reeleição em 2024.

A idade avançada do atual ocupante da Casa Branca é vista como principal empecilho para um novo ciclo no governo. Atualmente Biden tem 79 anos e chegaria ao pleito no final de 2024 beirando os 82.

A energia física e metal do ex-vice de Barack Obama é uma preocupação para os norte-americanos, num momento em que o país enfrenta situações complexas, como as consequências da pandemia do coronavírus, inflação e os desdobramentos do conflito entre Rússia e Ucrânia.

-Publicidade-

Segundo o levantamento do Wall Street Journal divulgado nesta terça-feira, 29% dos norte-americanos acreditam na presença de Biden no pleito como candidato democrata e 19% responderam não ter certeza sobre ver o presidente tentando a reeleição.

No recorte exclusivo entre os eleitores democratas, 41% manifestaram acreditar que Biden vai concorrer novamente, enquanto 32% disseram que não esperam ver o presidente no pleito. A pesquisa encontrou 26% dos simpatizantes do partido em dúvida.

Biden enfrenta descrença

O presidente já teve de lidar com questionamentos da imprensa sobre seu futuro em algumas oportunidades. Em uma entrevista à emissora ABC News em dezembro de 2021, Joe Biden disse que planeja se candidatar à reeleição se continuar “saudável”.

As dúvidas sobre as condições de o presidente continuar na ativa devem acompanhar o veterano político até o fim do mandato em Washington. Desta forma, o nome de Kamala Harris é considerado uma opção para os democratas. Antes de ser designada para a chapa em 2020, a vice-presidente, atualmente com 57 anos, protagonizou embates quentes com Biden nas prévias do partido.

Do lado republicano, Donald Trump se perfila como principal opositor e possível rival de Biden em 2024, numa espécie de revanche. Derrotado em 2020, o ex-presidente tem viajado o país nos últimos meses em ritmo de campanha, tentando mobilizar simpatizantes e eleitores frustrados com o momento do governo democrata.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

6 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.