A extinção dos dinossauros pode ter ocorrido pela erupção de um megavulcão há mais de 66 milhões de anos, e não por um meteoro. Isso é o que concluiu um novo estudo de cientistas da Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos.
Eles projetaram uma simulação que usou dados geológicos do mundo real para analisar mais de 300 mil cenários possíveis. O sistema foi solicitado a explicar os registros fósseis ao longo de um milhão de anos antes e depois do desaparecimento dessas criaturas.
O modelo revelou que as mudanças climáticas e os gases tóxicos provenientes de centenas de milhares de anos foram podem ter sido o motivo da extinção dos animais jurássicos.
Estima-se que o megavulcão Deccan Traps, da Índia, tenha bombeado até 10,4 bilhões de toneladas de dióxido de carbono e 9,3 biliões de toneladas de dióxido de enxofre para a atmosfera da Terra durante os seus quase milhões de anos de erupções.
Leia mais: “Fóssil revela embate entre mamífero e dinossauro”
Os pesquisadores alimentaram dados geológicos e climáticos coletados de três amostras de águas profundas em seu modelo computacional. Cada amostra central continha fósseis de 67 milhões a 65 milhões de anos atrás.
Pesquisadores endossam tese do megavulcão
Outro estudo feito na Universidade de Connecticut, também nos Estados Unidos, mostrou que o impacto do vulcão pode ter levantado quantidades apocalípticas de fuligem e poeira.
Os isótopos de carbono e oxigênio dentro das conchas microscópicas de muitas criaturas fossilizadas das amostras, chamadas foraminíferos, foram usados para estimar as temperaturas globais antigas nos anos anteriores e posteriores à extinção dos dinossauros.
“No final das contas, não importa o que pensamos ou o que pensávamos anteriormente”, segundo um dos pesquisadores. “O modelo nos mostra como chegamos ao que vemos no registro geológico.”
Mudanças climáticas a milhões de anos. Esses cientistas não perceberam que foram as emissões de carbono dos motores de combustão interna que causaram esse cataclísma e que não tem nada a ver com vulcões. O homem capitalista (homo capitalistis) em sua sanha por dinheiro e poder, destruiu o planeta dos dinossauros. Sobrou só um. Devemos destrui-lo?
Também pode ter sido as duas coisas juntas. O impacto do meteoro de chicxulub pode ter despertado muitos vulcões ao mesmo tempo e vale lembrar que a Índia está quase que numa posição antípoda ao golfo do México.