O ministro da Economia e Finanças da França, Bruno Le Maire, deu uma declaração polêmica e esnobou uma ativista do Greenpeace durante a Cúpula do Novo Pacto Financeiro, nesta quinta-feira, 22.
A militante invadiu o palco segurando um cartaz com os dizeres: “Faça com que os poluidores paguem”, logo na abertura do evento. A mensagem era assinada pelo Greenpeace.
Diante de chefes de Estado e de governo, diretores de bancos e outras instituições, o ministro disse ao microfone: “Não precisamos de você para saber que os poluidores devem pagar, nós já os taxamos”, enquanto a ativista era retirada do evento por um segurança.
Veja o vídeo
A reação do ministro francês ocorre diante de uma crise do ambientalismo com o governo de Emmanuel Macron, que dissolveu o movimento ecologista Soulèvements de la Terre após acusá-lo de atos violentos.
No continente, os países pertencentes à União Europeia taxam os combustíveis fósseis conforme a quantidade de carbono emitido. O bloco também aprovou, no fim de abril, uma taxa de carbono para importações, que deve passar a valer a partir de 2026.
A Cúpula do Novo Pacto Financeiro, convocada pela França, reúne mais de cem chefes de Estado em Paris até amanhã.
Leia também: “O Greenpeace é quem mais propaga desinformação sobre o agro”