Os governos do Japão e Coreia do Sul confirmaram na manhã deste domingo, 18, que mísseis balísticos norte-coreanos foram disparados em direção ao Mar do Japão. Em entrevista, o vice-ministro de Defesa do Japão, Toshiro Ino, disse que os mísseis pareciam ter caído fora da zona econômica exclusiva do Japão e que não há relatos de danos causados.
Neste ano, a Coreia do Norte lançou mais de 40 mísseis, a maioria em resposta aos exercícios militares conjuntos entre Estados Unidos e Coreia do Sul. As manobras na região têm o objetivo de aumentar a influência de Washington na região asiática.
Investimento norte-coreano
A Academia de Ciência de Defesa da Coreia do Norte, desenvolvedora de armas militares do país, alegou que o teste deste domingo tinha como objetivo testar equipamentos como lançador do míssil, radar e veículo de comando de batalha, além do desempenho de combate, de acordo com a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA
Reações vizinhas
O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida anunciou na sexta-feira, 16, seu maior reforço militar desde a Segunda Guerra Mundial, investindo US$ 320 bilhões na comprar mísseis preparando o arquipélago para um eventual conflito prolongado.