Um monumento em Hong Kong que lembrava os mortos no Massacre da Praça da Paz Celestial, em 1989, foi destruído na calada da noite nesta quinta-feira (23).
Batizada de “Pilar da Vergonha”, a escultura de oito metros de altura mostra diversos corpos empilhados uns sobre os outros e estava na Universidade de Hong Kong. A jornalista Xinqi Su, da Agência France-Press em Hong Kong, publicou em sua página no Twitter uma série de vídeos que mostram o local cercado e vigiado por seguranças enquanto se pode ouvir o barulho de ferramentas em uso.
https://twitter.com/XinqiSu/status/1473670475989405699
O motivo da retirada do monumento não está claro, mas o criador da escultura, o dinamarquês Jens Galschiøt, culpou a universidade: “Estou totalmente chocado que a Universidade de Hong Kong está destruindo o Pilar da Vergonha”, disse ele, em sua página no Twitter.
A notícia chega em meio a uma ofensiva do regime comunista de Pequim sobre a Hong Kong, que tem uma longa história de autonomia em relação ao poder central. A política do Partido Comunista Chinês tem sido a de desmantelar os focos de resistência na ilha. Recentemente, o governo de Xi Jinping forçou uma mudança nas regras da assembleia legislativa de Hong Kong. Como resultado da interferência, parlamentares pró-Pequim obtiveram 89 dos 90 assentos no legislativo local, em uma eleição marcada pela baixa adesão popular. A Universidade de Hong Kong, que é pública, também tem sido alvo da pressão do Partido Comunista.
O Massacre da Praça da Paz Celestial, cujo número de vítimas até hoje é desconhecido, aconteceu quando o governo comunista reprimiu violentamente um protesto de estudantes em favor de mais liberdade.
Vejam como o Brasileiro é analfabeto (geração Paulo Freire) !
3 likes e 14 dislike !
É isso mesmo?
Acho que tínhamos de BOICOTAR as mercadorias chinesas aqui no país, por mais “baratinhas” que fossem. Mas brasileiro pensa?
Particularmente sempre que existe a opção sempre compro produtos nacionais, mesmo sendo mais caros, mas brasileirinho adora clicar no magalu que sempre aparece como mais barato, acordem !!!
É um absurdo que isso aconteça sem que um inquérito do Xandão tenha determinado, todos devem ser presos.
Em tempo: Acione-se a Interpol.
Ditadores ordinários,querem espalhar este regime truculento e sanguinário entre os povos livres.