A pessoa mais velha do mundo, a japonesa Kane Tanaka, morreu aos 119 anos de idade. A morte ocorreu na última terça-feira 19. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 25, pelo Guinness World Records — o livro dos recordes.
Segundo a família da recordista, ela estava “muito doente recentemente” e tinha dado entrada no hospital “diversas vezes” no último mês.
Tanaka completou 119 anos em 2 de janeiro deste ano. “Consegui chegar tão longe com a ajuda de muitas pessoas. Espero continuar me divertindo, com energia”, disse ela através das redes sociais de sua família na época.
Kane Tanaka nasceu em 2 de janeiro de 1903 na região de Fukuoka, no sudoeste do Japão.
Na juventude, ela teve vários negócios, incluindo uma loja de macarrão e uma de bolos de arroz. Kane se casou com Hideo Tanaka há um século, em 1922, com quem teve quatro filhos e adotou um quinto.
Quando o Guinness a reconheceu como a pessoa mais velha do mundo em 2019, ela foi questionada em que momento de sua vida foi mais feliz e respondeu: “Agora”.
O governador Seitaro Hattori destacou a vida de Tanaka. “Planejava encontrar Kane em setembro. A notícia me deixa muito triste”, afirmou em um comunicado divulgado hoje.
A pessoa viva mais velha verificada pelo Guinness foi a francesa Jeanne Louise Calment, que morreu aos 122 anos e 164 dias em 1997.
Infelizmente o Guiness Book serve de instrumento para a ignorância e meias verdades. Existem pelo menos algumas dezenas de pessoas mais velhas que esta senhora japonesa, atualmente, vivendo no interior da China, em especial alguns senhores no Tibete.