publicidade
Mundo

Mortos na Venezuela chegam a 1,9 mil

Feridos passam de 10,5 mil; ONU estima haver 50 mil desaparecidos

Imagens de La Guaira mostram equipes de emergência transportando centenas de caixões enquanto familiares aguardam a liberação dos corpos das vítimas dos terremotos | Foto: Reprodução/X
Imagens de La Guaira mostram equipes de emergência transportando centenas de caixões enquanto familiares aguardam a liberação dos corpos das vítimas dos terremotos | Foto: Reprodução/X

Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você

O número de mortos pelos dois terremotos que atingiram o norte da Venezuela na semana passada subiu para 1.943, com 10.571 feridos, conforme anunciado nesta terça-feira, 30, pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez. As buscas continuam nas áreas mais afetadas, especialmente em La Guaira e na região metropolitana de Caracas, onde houve desabamentos. A ONU estima que cerca de 50 mil pessoas estão desaparecidas e coordena uma operação humanitária.

O número de mortos provocados pelos dois terremotos que atingiram o norte da Venezuela na última semana subiu para 1.943, segundo balanço divulgado nesta terça-feira, 30, pelas autoridades do país. O total de feridos também aumentou de forma expressiva e chegou a 10,5 mil pessoas.

A atualização foi anunciada pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, responsável pela divulgação dos boletins oficiais sobre a tragédia. Em relação ao levantamento anterior, divulgado nesta segunda-feira, 29, foram confirmadas mais 224 mortes e mais de 5,5 mil novos feridos.

Venezuela mantém buscas em escombros

As equipes de resgate seguem trabalhando nas áreas mais atingidas, especialmente no Estado de La Guaira e na Região Metropolitana de Caracas, onde houve o desabamento de edifícios residenciais e comerciais. As autoridades ressaltam que o número de vítimas deve continuar aumentando à medida que novas áreas são vistoriadas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que cerca de 50 mil pessoas ainda estejam desaparecidas. O organismo internacional coordena uma ampla operação humanitária, com milhares de socorristas enviados por diversos países para auxiliar nas buscas e no atendimento aos sobreviventes.

Leia também: “A guerra geopolítica de Trump”, reportagem publicada na Edição 328 da Revista Oeste

O governo brasileiro já confirmou a morte de dois cidadãos nacionais em decorrência dos terremotos. O Itamaraty acompanha a situação e presta assistência consular às famílias das vítimas.

Os terremotos ocorreram em 24 de junho e tiveram magnitudes de 7,2 e 7,5, sendo considerados os mais fortes registrados na Venezuela em mais de um século.

Desde então, centenas de réplicas foram registradas, o que dificulta as operações de resgate e eleva o risco para as equipes que atuam nos locais afetados.

+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade