O smartphone agora pode ser combinado com a cor e o estilo da roupa do usuário, como um relógio “inteligente” e flexível. Isso é o que prometem as empresas Motorola e Lenovo que, nesta semana, anunciaram o novo Adaptive Display Concept, um novo modelo de celular dobrável.
Primeiro smartphone ‘vestível’ do mundo
Considerado o primeiro smartphone “vestível” do mundo, o aparelho apresenta uma tela full HD+ convencional de 6,9 polegadas. A tela pode envolver o pulso do usuário como uma pulseira. O dispositivo dobrável é revestido com um tecido laranja, e se conecta a uma pulseira magnetizada.
O usuário pode ainda transformar a pulseira numa tela, basta dobrar o aparelho que se ajusta a uma tela de 4,9 polegadas.
Ajuda da inteligência artificial
O dispositivo acompanha uma modulação de inteligência artificial (IA) generativa integrada, que pode estudar sua roupa a fim de criar um novo padrão de papel de parede que ajudará a combinar com o relógio inteligente. O porta-voz da empresa disse que o novo aparelho “molda-se às necessidades do consumidor”.
“O novo dispositivo executa uma experiência Android completa, como qualquer smartphone”.
Alguns observadores da indústria de smartphones notaram que o novo dispositivo parecia ser um avanço significativo no design dobrável em forma de concha, que a Motorola já pode ter aperfeiçoado com o Motorola Edge 40 Pro.
Seis anos de desenvolvimento
A versão deste novo conceito de aparelho celular ultraflexível é algo que a empresa vem perseguindo há mais de seis anos. Porém, alguns críticos estão céticos quanto à promessa de eficiência da nova tela da Motorola.
O acessório “inteligente” foi, a julgar pela propaganda da empresa de tecnologia, só mais um meio chamativo de promover seus novos recursos de IA — como a criação de padrões de associação entre as roupas do usuário e as cores do dispositivo .
“A experiência moderna dos smartphones está passando por um mudança transformadora, com a IA no centro servindo tanto como um assistente pessoal quanto uma ferramenta para aprimorar as tarefas diárias, melhorar o desempenho e criar experiências mais significativas para nossos usuários”.
A empresa ressaltou o uso da IA no desenvolvimento dos seus produtos, esperando com isso um incremento no faturamento ao entregar melhores produtos aos consumidores.
“A Motorola está levando seus esforços de IA a outro nível, apresentando inovações que redefinem as possibilidades do hardware flexível e também introduzindo novos e interessantes recursos de IA”.
Podre