Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você
O Ministério Público Federal do Distrito Sul de Nova York propôs que Nicolás Maduro, ex-ditador da Venezuela, e sua mulher, Cilia Flores, sejam julgados por tráfico de drogas em junho de 2027, conforme registrado em um tribunal nesta terça-feira, 21. Uma outra audiência está marcada para esta quarta-feira, 22, para discutir o cronograma do processo, com a defesa de Maduro apresentando argumentos em setembro e o governo dos EUA entregando provas até novembro.
O Ministério Público Federal do Distrito Sul de Nova York sugeriu que Nicolás Maduro, ex-ditador da Venezuela, e sua mulher, Cilia Flores, sejam julgados por acusações de tráfico de drogas em junho de 2027. O registro do pedido ocorreu nesta terça-feira, 21, em um tribunal federal norte-americano.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Receba nossas atualizações
A proposta antecede uma audiência agendada para esta quarta-feira, 22, que discutirá o cronograma do processo. Os advogados de Maduro pretendem apresentar seus argumentos iniciais em setembro, enquanto o governo dos EUA planeja entregar a maior parte das provas confidenciais até novembro deste ano.
Etapas do processo de Maduro e próximas ações

O documento judicial analisado pela Agência EFE sugere que a fase de troca de provas deve acabar antes do início do julgamento. No entanto, ainda estão previstas etapas como apresentação de moções pela defesa e avaliação de materiais sigilosos relacionados ao caso.
O texto também informa que as autoridades norte-americanas pretendem avançar na liberação de informações secretas nos próximos meses. A defesa terá até o começo de 2027 para formalizar novas moções antes da definição do calendário final do julgamento.
Leia também: “Venezuela abalada”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 330 da Revista Oeste
Maduro e Cilia Flores participam nesta quarta-feira, 22, de uma nova audiência em Nova York. Ela revisará o andamento do processo criminal. Ambos respondem por acusações de conspiração para narcoterrorismo e importação de cocaína.
Esta é a terceira audiência desde a captura do casal em Caracas, no dia 3 de janeiro. À época, Maduro declarou-se inocente ao Tribunal de Nova York e permanece detido há mais de seis meses em unidade federal no Brooklyn.
Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.