Seis crianças mumificadas foram encontradas em uma escavação no sítio arqueológico peruano Cajamarquilla. Conforme os arqueólogos, os corpos datados da era pré-inca têm entre mil e 1,2 mil anos e, provavelmente, foram sacrificados para acompanhar no além-túmulo um homem nobre que morrera aos 35 anos.
Com as múmias das seis crianças, também foram encontradas ossadas de sete adultos que, ao contrário dos pequenos, não estavam embrulhados em fardos. A descoberta elevou para 14 o total de restos mortais que os pesquisadores da Universidade de San Marcos descobriram na área desde novembro de 2021.
“As crianças podiam ser parentes próximas e foram colocadas dentro de embrulhos funerários feitos de tecidos colocados em várias partes da entrada do túmulo da múmia”, disse Pieter Van Dalen, um dos responsáveis pela escavação, em entrevista à agência de notícias AFP, publicada na segunda-feira 14.
“As múmias infantis podem ter sido parentes próximas, sendo colocadas em diferentes partes da entrada da tumba do homem nobre, uma em cima da outra”, explicou Van Dalen. “De acordo com a nossa hipótese de trabalho, elas teriam sido sacrificadas para acompanhar o seu senhor ao ‘submundo’.”
A equipe também encontrou outros ossos de sete adultos diferentes que não tinham sido mumificados, bem como algumas peças de cerâmica e alguns esqueletos de animais parecidos com lhamas. Os restos mortais mumificados do homem estavam em uma tumba de três metros de comprimento e 1,104 metro de profundidade.
Local da descoberta
No passado, Cajamarquilla foi construída com barro por volta de 200 a.C, no período pré-inca. A localidade foi um importante centro urbano e comercial que viveu seu auge na véspera da conquista espanhola. A cidade manteve-se ocupada até cerca de 1500, mas hoje está em ruínas e é explorada por pesquisadores.
Relacionadas
Por é. Infanticídio múltiplo e assassinatos cometidos pelos “bons selvagens” que tiveram seu Éden destruído com a chegada dos europeus… Para a os politicamente corretos (hipócritas) isso seria simplesmente um costume cultural que deveria ser respeitado, nunca condenado.
o mundo numa confusão danada, p circo pegando fogo e vocês , uns unuteis preocupado com mumias, vocês são as mumias pq pariu mesmo