Na China, segurança tira jornalista do ar ao vivo

Caso ocorreu em Pequim

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Âncora do programa ficou visivelmente constrangida | Foto: Reprodução/NOS
Âncora do programa ficou visivelmente constrangida | Foto: Reprodução/NOS

Sjoerd Den Daas, correspondente da emissora holandesa NOS Nieuws, foi tirado de cena ao vivo por um segurança enquanto transmitia detalhes sobre os Jogos Olímpicos na China. Na noite da quinta-feira 3, Daas estava em frente a um estádio, em Pequim, sede do evento esportivo, quando o homem o agarrou.

“Agora estamos sendo retirados daqui”, disse o jornalista, ao tentar resistir à investida do segurança. “Acabamos de ser expulsos de outra área, então, temo que teremos que retornar mais tarde.” Visivelmente constrangida, a âncora do programa afirma que Daas voltaria em cena assim que o problema se resolvesse.

-Publicidade-

Nota do editor da NOS

O editor-chefe da NOS, Marcel Gelauff, chamou o evento de “uma ilustração dolorosa” do estado da liberdade de imprensa na China: “Daas sempre mostrou como é difícil ser jornalista na China. Há uma tendência de longo alcance para restringir as liberdades, e isso pode ser ainda mais forte por causa da coroa.”

Gelauff disse ainda que não sabe por que o segurança interrompeu a transmissão. “Espero que Den Daas e os outros jornalistas possam fazer seu trabalho em liberdade, nas Olimpíadas e também em outras disciplinas.”

Leia também: “O jogo do gigante”, reportagem publicada na Edição 58 da Revista Oeste
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

9 comentários Ver comentários

  1. Lula diz claramente que vai regulamentar a mídia, só irá ao ar aquilo que for permitido por ele; estaremos ou não num regime ditatorial? Como votar neste ladrão ditador?

  2. Liberdade jamais poderá sobreviver ao totalitarismo. Se querem viver em Regimes Democráticos, refutem este Sistema, as pessoas e os Partidos que o apoiam.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.