A Nasa divulgou uma imagem inédita dos anéis de Saturno, na sexta-feira 30. De acordo com a agência espacial, o telescópio espacial James Webb fez o registro, em 25 de junho.
Para obter a foto, os astrônomos usaram uma câmera com infravermelho capaz de enxergar o que o olho humano não consegue. A iniciativa faz parte do programa Webb Guaranteed Time Observation 1247, que busca aprofundar as pesquisas sobre o planeta.
Leia Também: “Saiba o que é um exoplaneta possivelmente habitável”
“Os anéis de Saturno são compostos de uma série de fragmentos rochosos e gelados”, explicou a Nasa. “As partículas variam em tamanho, desde menores que um grão de areia até algumas tão grandes quanto montanhas na Terra.” Além dos anéis, outros destaques da foto são três das 146 luas de Saturno: Enceladus, Dione e Tethys.
Elemento ‘vital’ foi descoberto em lua de Saturno
Cientistas descobriram o fósforo, elemento essencial para o surgimento da vida, em grãos de gelo ejetados por Encélado — uma das luas de Saturno. O estudo foi publicado na revista científica Nature, em 14 de junho.
“É a primeira vez que este elemento foi descoberto em um oceano além da Terra”, disse o líder do estudo, Frank Postberg, em entrevista à revista Nature. O fósforo é um bloco de construção do DNA, que forma os cromossomos e carrega informações genéticas.
Presente nos ossos de mamíferos, membranas celulares e nos plânctons, o fósforo também é uma parte fundamental das moléculas transportadoras de energia presentes em toda a vida na Terra. Sem esse elemento, não seria possível haver vida neste planeta.