Nasa pretende enviar ‘nudes’ para o espaço

A ideia faz parte de um projeto para tentar atrair a atenção de alienígenas curiosos
-Publicidade-
Pesquisadores dizem que a mensagem poderia ser enviada do Telescópio de Rádio Esférico de Abertura, de 500 metros, na China
Pesquisadores dizem que a mensagem poderia ser enviada do Telescópio de Rádio Esférico de Abertura, de 500 metros, na China | Foto: Divulgação/Xinhua

Os cientistas da Nasa pretendem enviar imagens ao espaço para tentar estabelecer uma comunicação com a vida extraterrestre. Nesse esforço da agência espacial norte-americana, incluem-se imagens de humanos nus.

Embora a ideia pareça ousada, os “nudes” não são nada chocantes: as imagens são representações visuais em baixa resolução, bastante pixelizadas. A imagem mostra um casal, que acena feliz para quem quer que o esteja vendo.

Além disso, serão encaminhadas imagens do Sistema Solar, da superfície terrestre e da estrutura do DNA humano.

-Publicidade-

Os pesquisadores acoplaram a imagem de estruturas de DNA com uma fotografia digitalizada de formas masculinas e humanas. A mensagem inclui acenar, para parecer mais acolhedor, ao lado de uma estrutura de DNA de dupla hélice e um objeto caindo na direção descendente, para simbolizar a gravidade na Terra.

A imagem de humanos ‘nus’ que será enviada ao espaço | Foto: Reprodução

A iniciativa faz parte do projeto Beacon in the Galaxy (ou Farol na Galáxia, em tradução livre), que pretende enviar mensagens para outras formas de vida que talvez existam em galáxias próximas. A comunicação é codificada em formato binário, já que os pesquisadores acreditam que assim é mais fácil de compreender as mensagens.

Os pesquisadores sugerem o uso do Fast Observable Field, o maior radiotelescópio do mundo, localizado em Guizhou, na China, para enviar a mensagem.

Os cientistas solicitam ainda uma resposta dos alienígenas, que poderia ser feita através de um radiotelescópio próprio. Ainda não há data para a sugestão sair do papel — muito menos uma previsão de retorno.

No caso de os alienígenas pegarem as mensagens e sentirem vontade de entrar em contato conosco, os especialistas também enviaram um endereço do nosso Sistema Solar. A foto digital tem o Sol e os planetas do nosso sistema solar alinhados com a Terra, tendo uma pequena flecha para que os alienígenas saibam nossa localização precisa.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.