publicidade
Mundo

Netanyahu diz que há sinais de que Khamenei 'não existe mais'

Premiê deu a entender que Israel eliminou comandantes iranianos e promete ampliar ataques nos próximos dias

Benjamin Netanyahu
Benjamin Netanyahu afirmou que a ofensiva contra o Irã continuará e prometeu ampliar os ataques nos próximos dias | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou neste sábado, 28, que há “sinais crescentes” de que o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, “não existe mais”.

Em pronunciamento ao público israelense, ele disse que forças israelenses eliminaram comandantes da Guarda Revolucionária, autoridades do regime e integrantes do programa nuclear iraniano, além de prometer novos ataques “a milhares de alvos” nos próximos dias.

Receba nossas atualizações

Netanyahu promete ampliar ofensiva contra o Irã

Netanyahu afirmou que a operação militar “continuará enquanto for necessário” e pediu resistência à população israelense. Segundo ele, Israel entrou em guerra para impedir que o Irã obtenha arma nuclear.

O premiê classificou a campanha como parte de uma estratégia para alterar o equilíbrio regional. Ele agradeceu ao presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, a quem atribuiu “liderança histórica”.

“Ele é um líder que cumpre a sua palavra”, declarou.

Netanyahu também dirigiu um apelo direto à população iraniana. Em mensagem gravada, convocou os cidadãos a se unirem contra o regime.

Leia mais: “Líderes do Congresso dos EUA foram avisados antes de ataque ao Irã

“Não percam esta oportunidade. Esta é uma oportunidade que surge uma vez a cada geração”, afirmou.

“Em breve chegará o vosso momento”, disse, ao incentivar manifestações em massa. Em inglês, acrescentou: “A ajuda chegou”.

Irã registra bombardeios norte-americanos e israelenses | Foto: IRNA/Divulgação
Irã registra bombardeios norte-americanos e israelenses | Foto: IRNA/Divulgação

O premiê concluiu que a ofensiva, segundo ele, “levará à paz, à verdadeira paz”.

Ofensiva conjunta

Os EUA e Israel realizaram na madrugada deste sábado uma ofensiva coordenada contra alvos no território iraniano. Autoridades militares afirmaram que a operação mirou instalações estratégicas e estruturas ligadas ao programa militar de Teerã.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou a campanha como “massiva e contínua” e declarou que o objetivo é impedir que o Irã desenvolva armas nucleares. Segundo ele, a ofensiva busca “defender o povo americano” de ameaças atribuídas ao governo iraniano.

Em resposta, o Irã lançou mísseis e drones contra Israel e contra bases americanas na região do Golfo. Países como Catar, Bahrein, Kuwait, Jordânia e Iraque registraram explosões ou acionaram sistemas de defesa aérea.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Renato
    Renato

    Esperamos que seja fato. Menos um doente sobre a face da Terra

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade