O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, condenou o padre católico Óscar Danilo Benavidez D’Ávila a dez anos de prisão, por supostos crimes de “conspiração” e “propagação de notícias falsas”.
A decisão da juíza Nancy Aguirre, depois de presidir um julgamento repleto de irregularidades, condenou o padre a cinco anos pelo crime de “propagação de notícias falsas” e outros cinco por “atentado à integridade nacional”.
O clérigo é conhecido por ser um crítico do governo. Foi detido no dia 14 de agosto do ano passado, depois de celebrar uma missa na Capela Conceição de Maria, na Diocese de Siuna.
Segundo a defesa de Benavidez D’ávila, o crime que o padre cometeu foi dar a sua opinião nas redes sociais. Ele é o nono padre preso na Nicarágua acusados de “conspiração”.
Um relatório endossado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), diz que, em janeiro de 2023, o país contava com 245 presos políticos.
Mais condenações
Na segunda-feira 6, três padres, um diácono, dois seminaristas e um leigo da diocese foram condenados a dez anos de prisão. A sentença foi proferida pela juíza Nadia Tardencilla.
A pena é dividida em cinco anos pelo crime de “conspiração para atentar contra a integridade nacional” e cinco anos por “propagação de notícias falsas”.
🔴🔴🇳🇮 URGENTE URGENTE| El régimen ORMU arremete sin piedad contra el clero en Nicaragua, el día de hoy condenó a 10 años de prisión a 4 sacerdotes, 2 seminaristas y al camarógrafo que junto con monseñor Rolando Álvarez estuvieron secuestrados en la curia episcopal de Matagalpa. pic.twitter.com/Xk4ZgJMaPP
— Cenidh (@cenidh) February 6, 2023
Infelizmente temos mais presos políticos apesar de ser dito que estamos em uma democracia.E há pessoas com seus bens bloqueados ou seja com suas vidas arrasadas.Eqto isso ,o ” pai dos pobres” o Sr Lula compra mobiliário de luxo para sua moradia no Palácio ,aos imperadores ,a ostentação.
Qualquer semelhança com o que está prestes a acontecer na terra-brasilis é mera coincidência.
Nosso Nosferatu “prende e arrebenta” não difere muito do Ortega. Faz o que quer, como quer e a qualquer momento.
E ainda dá corda para o Molusco.
Aqui não está muito diferente. Suspende redes sociais, cancelamento passaporte, censura jornalistas e mídia, a tirania em pleno vapor p defender a “democracia” . Uma verdadeira piada.
O ditador da Nicarágua e grande amigo do Luladrão..
Aqui no Brasil quem pratica esses abusos é Alexandre de Moraes, que prende e processa por crime de opinião, além de censurar previamente e aplicar multas e, também, bloqueio de bens e de redes sociais! Aqui tá pior do que lá!