A ditadura da Nicarágua ordenou o fechamento de duas universidades ligadas à Igreja Católica, na terça-feira 7. O regime do país acusou ambas de “descumprimento” das leis. A decisão ocorre em um contexto de perseguição e detenção de religiosos no país pelo ditador Daniel Ortega.
O Ministério do Interior publicou no jornal oficial La Gaceta a dissolução da Universidade Juan Pablo II, com unidades em Manágua e outras quatro cidades, e da Universidade Autônoma Cristã da Nicarágua (Ucan), com operação em León e outras cinco cidades.
O cancelamento foi decretado “por descumprimento de suas obrigações, decorrentes das leis que as regulam”, e por as universidades terem “dificultado o controle e a fiscalização da Direção-Geral de Registo e Controle de Entidades Sem Fins Lucrativos”, segundo a resolução, assinada pela ministra do Interior, María Amelia Coronel Kinloch.
O Ministério do Interior informou ainda que as autoridades da Universidade Juan Pablo II “não reportaram demonstrações financeiras para o período de 2021 a 2022” e que seu conselho de administração expirou desde 17 de agosto de 2020. Em termos semelhantes, argumentou que a Ucan “não reportou demonstrações financeiras relativas ao período de 2020 a 2022” e que o conselho de administração tinha caducado desde 11 de outubro de 2022.
As autoridades da Universidade Juan Pablo II e da Ucan terão de entregar ao Conselho Nacional de Universidades toda a “informação sobre alunos, docentes, carreiras, planos de estudos, bases de dados de matrículas e habilitações”, segundo a resolução apresentada ontem.
Os alunos, por sua vez, serão integrados em outras universidades e seus bens serão transferidos para o Estado, de acordo com as normas da Lei 1.115, sobre organizações sem fins lucrativos. O jornal oficial também anunciou a “dissolução voluntária” das organizações caritativas católicas, Caritas Nicarágua e Caritas Diocesana de Jinotega, e a autorização do Ministério do Interior para formalizar esses fechamentos, revelando que as assembleias extraordinárias de ambas as entidades o decidiram em janeiro e dezembro, respectivamente.
Da mesma forma, o governo ordenou o encerramento das atividades da Fundação Mariana de Combate ao Câncer no país, também vinculada à Igreja Católica, “por não prestar contas de sua diretoria há mais de quatro anos e de suas demonstrações financeiras por exercícios fiscais há mais de 11 anos”.
As tensões entre a Igreja Católica e o governo aumentaram em 2018, quando vários templos católicos deram abrigo a manifestantes feridos nos protestos que eclodiram contra Ortega. Entre 2018 e 2019, a Igreja também tentou mediar um diálogo entre o governo e a oposição, mas sem sucesso.
Quanto tempo até o bandido eleito ficar assim?
Aos que duvidam meus sentimentos ou foram imbecilizados,ou comprados,no mais é inocente expectador da picanha.
Bom, no nosso caso, a Igreja já é socialista, basta ver como a CNBB Atua.
Mas aconselho que as PUCs tomem cuidado…
Social-comunista não quer igreja por perto.
A CNBB pode ser socialista, mas A IGREJA, NÃO É! Lembre-se que “Igreja” são todos os católicos: leigos e do clero, logo, não coloque em um grupo de bispos, toda a Igreja inserida ali.
Saiba separar as coisas.
Abs.
Só um alerta: o Brasil está a passos largos nesse caminho da Nicarágua. Um descondenado na presidência, um ministro da justiça comunista, um STF que descumpre a constituição e persegue politicamente uma parte da população e parte da imprensa!
Sérgio Vieira e Paulo Nogueira, o que vocês estão achando das atrocidades do ditador de extrema-esquerda Daniel Ortega na Nicarágua? Sem contar que o Ortega é “parça”do meliante criminoso cleptobêbado ex-presidiário nove-dedos aqui no Brasil…
Nessas reportagem eles não aparecem.
O desgoverno do Luladrão nada comenta a respeito , sinal q apoia .
O Congresso tem q defender os direitos do povo assegurados na Constituição, o desgoverno esta preparando p implantar o socialismo no país. Esse é o seu grande sonho. FORA LULA
O comunismo só admite o lider da revolução como o deus a ser seguido pela população e portanto as religiões tem que ser eliminadas.
O Brasil já esta indo pelo mesmo caminho com o apoio incondicional dos generais das FFAA traidores da Pátria.
Henrique VIII reinou na Inglaterra no século XVI.
Rei tirano, casou 5 vezes, tendo assassinado 2 de suas esposas.
Rompeu com igreja católica e fundou a Igreja Anglicana que até hoje pertence ao Reino da Grã Bretanha.
Perseguiu católicos e fechou templos.
É impressionante como a história se repete e hoje temos os Ortegas, Lulas, etc.
Com um Papa comunista, imprensa mundial de esquerda nada será feito para impedir esse massacre.
Oremos para que esta prática não chegue ao Brasil.
Esta é a “Democracia” que viveremos amanha.
Acorda Brasil!!!!
Parece que o papa não tem notícias da Nicarágua
A igreja está pagando pelos seus próprios pecados! Aqui no Brasil padres conservadores estão até sendo PROIBIDOS de fazer a Homília, muitos foram escaneados, nem missa mais podem rezar. Que dêem parabéns Ortega pela excelente retribuição.
Cynthia,
Na minha região e em muitas outras ( eu acompanho isso de perto…), padres conservadores não são proibidos de fazer a Homilia, até pq. todo padre faz a Homilia após a leitura que ele faz, do Evangelho do dia.
Pode acontecer em algumas Dioceses? Sim, pode, mas não coloque tudo no mesmo balaio, por favor.
Sou católico de fato, logo, conservador e participo de uma paróquia com padres conservadores que fazem a Homilia normalmente, sem nenhum problema.
Oremos para que os membros do clero envolvidos em mentiras de Marx, um satanista, recuperem o juízo.
Abs.
Presidente Mula e o Papa caladinhos.
Mula sempre apoiou e financiou Ditadores Terroristas de Extrema Esquerda.
Mas, claro que DEMOCRATICAMENTE
em breve numa cidade pertinho de você,
Não desejo que chegue a esse ponto aqui no Brasil, mas 90 por cento dos católicos são devotos de são Lula.
Caro sr. Délio,
Baseado em qual pesquisa o sr. chegou a “importantíssima” conclusão que “90% dos católicos são pelo Lula…”. Será que 90% dos protestantes são pelo Lula também? Creio que não, pois se existem muitos protestantes que votam no Lula ou qq. outro de esquerda, é um número muito pequeno, se for avaliar o número total de protestantes no Brasil.
Logo, cidadão, não cometa essa grande pecado ( estamos na Quaresma, peça perdão e faça penitência…), pois eu sou católico e lhe garanto que os esquerdistas no Catolicismo não chegam a 20% do total, isso: não chegam a 20% do total de católicos.
Pense, antes de chutar números apenas com a intenção de ridicularizar a Igreja Católica. Lembre-se: sem os católicos, não existiria Bíblia, pois o Livro Sagrado não caiu na cabeça de Lutero, em 1517.
Use o bom senso e neste caso, peça logo o perdão do Pai.
Abs.