Nobel de Literatura vai para Abdulrazak Gurnah

Nascido na Tanzânia em 1948, o escritor mora na Inglaterra desde os 12 anos de idade
-Publicidade-
Abdulrazak Gurnah lecionava na Universidade de Kent
Abdulrazak Gurnah lecionava na Universidade de Kent | Foto: Universidade de Kent

Abdulrazak Gurnah é o laureado com o prêmio Nobel de Literatura de 2021. O escritor nasceu em Zanzibar, na Tanzânia, em 1948, mas mora na Inglaterra desde os 12 anos de idade — país que o adotou como refugiado. Ele também atuava como professor de Inglês e Literaturas Pós-coloniais na Universidade de Kent, em Canterbury, mas se aposentou recentemente.

Leia também: “Novo livro conta a história da prostituição”

De acordo com a Academia Sueca, responsável pela premiação, a concessão da honraria ocorre em razão da “penetração intransigente e compassiva [do autor] dos efeitos do colonialismo e do destino do refugiado no abismo entre culturas e continentes”. Segundo a instituição, sua obra “foge de descrições estereotipadas e abrem nossos olhares para uma África Oriental culturalmente diversificada, desconhecida para muitos em outras partes do mundo”.

-Publicidade-

Gurnah publicou 10 livros e diversos contos ao longo de sua carreira. O romance de estreia foi lançado em 1987 com o título Memory of Departure (“Memoria da Partida”, em tradução livre). O enredo conta a história de um jovem que vai para Nairobi, capital do Quênia, para tentar uma nova vida sob a proteção do tio, mas, em vez disso, é humilhado e precisa retornar para sua família problemática, com um pai alcoólatra e uma irmã que é obrigada a se prostituir.

Em sua publicação mais recente, Afterlives (“Vidas Posteriores”, em tradução livre), é de 2020. Ele fala sobre Hamza — um jovem que é forçado a ir para a guerra ao lado dos alemães e se torna dependente de um oficial que o explora sexualmente.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.