Nova variante do coronavírus põe mundo em alerta

A cepa foi identificada em países do sul da África. A União Europeia avalia nesta sexta-feira suspender voos do continente africano
-Publicidade-
Países avaliam restringir voos do sul da África para conter a transmissão da nova variante
Países avaliam restringir voos do sul da África para conter a transmissão da nova variante | Foto: AFP

A nova variante do coronavírus — conhecida como B.1.1.529 — está preocupando a Europa.

A Comissão que reúne os países do bloco vai propor a suspensão dos voos do sul da África. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 26, pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“A Comissão Europeia proporá, em estreita coordenação com os Estados membros, ativar o freio de emergência para interromper os voos procedentes da região do sul da África devido à variante B.1.1.529”, anunciou von der Leyen.

-Publicidade-

A presidente da Comissão Europeia não revelou quantos países do sul da África seriam afetados pela proposta, que vai ser apresentada aos 27 países membros do bloco europeu na reunião de hoje.

“A situação está evoluindo muito rápido, queremos ter garantias máximas para frear a expansão da variante”, afirmou um porta-voz da Comissão Europeia à agência de notícias France Presse.

A Itália proibiu a partir de hoje a entrada de viajantes provenientes de sete países do sul da África devido a nova variante.

De acordo com o despacho assinado pelo ministro da Saúde, Roberto Speranza, quem tiver transitado por África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Moçambique, Namíbia e Zimbábue nos 14 dias anteriores à chegada na Itália não poderá entrar no país.

“Nossos cientistas estão trabalhando para estudar a nova variante B.1.1.529. Enquanto isso, vamos nos manter no caminho da máxima precaução”, escreveu Speranza no Facebook.

Na quinta-feira 25, o Reino Unido já havia restringido viagens à África do Sul e mais cinco países do continente depois da descoberta da variante.

A nova variante B.1.1.529

A descoberta da variante B.1.1.529 do novo coronavírus foi anunciada na quinta-feira 25 pelo virologista Túlio de Oliveira em entrevista coletiva online supervisionada pelo Ministério da Saúde da África do Sul.

Até o momento foram registrados 22 casos na África do Sul, principalmente jovens, segundo o Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis (NICD). Também foram relatados casos na vizinha Botsuana e em Hong Kong, em uma pessoa que voltava de uma viagem à África do Sul.

Segundo o virologista, a B.1.1.529 é potencialmente muito contagiosa e tem um número “extremamente alto” de mutações. “Podemos ver que a variante tem potencial para se espalhar muito rapidamente”, contou.

Os cientistas sul-africanos ainda não têm certeza da eficácia das vacinas existentes contra a nova variante da covid.

“O que nos preocupa é que esta variante pode não só ter uma capacidade de transmissão aumentada, mas também ser capaz de contornar partes do nosso sistema imunológico”, disse o professor Richard Lessells, outro pesquisador do instituto.

OMS vai se reunir nesta sexta-feira

Especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) devem se reunir nesta sexta-feira para decidir se declaram a nova cepa uma “variante de preocupação”.

A OMS usa esse rótulo para cepas de vírus que comprovadamente são mais contagiosas, levam a doenças mais graves ou diminuem a eficácia de medidas de saúde pública, testes, tratamentos ou vacinas.

Dados do NICD mostram que a nova variante foi responsável por cerca de 90% das infecções nas duas últimas semanas na África do Sul. Os casos foram relatados na província mais populosa do país, que abriga as capitais política e econômica de Pretória e Joanesburgo.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Numa hora dessas só lembro da musiquinha “…a mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores, o mesmo jardim…”. E os bobos vão cair no mesmo conto do vigário. Adeus liberdade, vcs merecem seu bando do otários. Quanto a mim, serei o último a cair.

  2. Roberto Speranza, perca suas esperanças sobre a disseminação dessa nova variante, cuja identificação até dá medo: B.1.1.529.!!! Quando se descobre uma nova variante ela já foi e já voltou e não adianta esconder debaixo da cama, certo?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.