Os cidadãos podem voltar ao trabalho e a retomar suas atividades diárias; o país não apresenta novos casos de coronavírus há 17 dias
A partir da meia-noite de terça-feira 9, a Nova Zelândia volta à normalidade depois de enfrentar o vírus chinês. É o que anunciou ontem a primeira-ministra do país, Jacinda Ardern.
O governo decidiu reduzir drasticamente o isolamento social. Em síntese, os cidadãos podem voltar ao trabalho e a retomar suas atividades diárias. O país não apresenta sinais da covid-19 há 17 dias.
“Hoje, 75 dias depois de declarar o nível mais alto de alerta, estamos prontos para um retorno à normalidade”, declarou a Ardern numa entrevista coletiva. A Nova Zelândia registra 1.154 casos confirmados, 1.132 recuperados e 22 mortes.
Leia também: Governo da Nova Zelândia determina redução salarial de ministros
Entre as políticas bem-sucedidas adotadas pela premiê está o fechamento das fronteiras a estrangeiros, que deve continuar apesar dos resultados positivos. O país vive numa ‘bolha’ desde 13 de março.
Além disso, Jacinda implementou no país a política de testagem e rastreamento de casos. A partir de agora, o seu governo vai canalizar esforços em recuperar a economia destroçada, que depende sobretudo do turismo.
Sendo assim, o assunto está entre os mais comentados do Twitter no Brasil, ao obter 28 mil engajamentos.
Parabéns a Jacinda Ardern,e ao povo consciente da Nova Zelândia.
Jacinda Ardern,já esta reeleita!