O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira, 6, um novo pacote de sanções financeiras à Rússia, como parte da retaliação pela invasão da Ucrânia. As medidas foram tomadas em alinhamento com a União Europeia e o G7, o grupo dos países mais industrializados do mundo.
Em comunicado, o governo norte-americano manifestou a decisão de impor “severas e imediatas sanções econômicas ao regime de Putin pelas atrocidades na Ucrânia, incluindo Bucha”, citando o recente episódio do massacre civil na cidade, a 60 quilômetros da capital, Kiev.
As one part of this effort, the United States is announcing devastating economic measures to ban new investment in Russia, and impose the most severe financial sanctions on Russia’s largest bank and several of its most critical state-owned enterprises.
— The White House (@WhiteHouse) April 6, 2022
Entre as sanções anunciadas nesta quarta-feira, foram incluídos dois grandes bancos russos, Sberbank e Alfa Bank, que tiveram suas operações totalmente bloqueadas no sistema financeiro norte-americano — o Alfa Bank é o maior banco privado da Rússia.
O pacote de sanções também atingiu duas das filhas do presidente russo Vladimir Putin. Mariya Putina e Katerina Tikhonova foram cortadas do sistema financeiro dos Estados Unidos, com a preocupação de terem os nomes usados para movimentações internacionais que eventualmente beneficiem o pai.
Pelas novas determinações, qualquer cidadão norte-americano fica impedido de realizar investimentos na Rússia. A rodada de sanções incluiu ainda uma série de indivíduos classificados como membros da elite financeira russa, contando com o ex-presidente Dmitry Medvedev e a família de Sergey Lavrov, atual ministro das Relações Exteriores do país.
“Esses indivíduos enriqueceram à custa do povo russo. Alguns deles são responsáveis por fornecer o apoio necessário para sustentar a guerra de Putin contra a Ucrânia. Essa ação os separa do sistema financeiro norte-americano e congela todos os ativos que eles detêm nos Estados Unidos”, manifestou a Casa Branca, em comunicado.
A expectativa é que o pacote de sanções norte-americano seja seguido nesta semana por um novo anúncio da União Europeia no mesmo tom.
Mexer com filho é complicado, principalmente se ele lava dinheiro e se lambuza na sistema financeiro da Ucrânia.