Novo presidente do Irã rejeita encontro com Joe Biden

Decisão de Ebrahim Raisi foi comunicada durante entrevista coletiva
-Publicidade-
Ebrahim Raisi não quer diálogo com Joe Biden
Ebrahim Raisi não quer diálogo com Joe Biden | Foto: Reprodução/Flickr

O novo presidente do Irã, Ebrahim Raisi, disse nesta segunda-feira, 21, não ter intenção de se encontrar com o líder norte-americano, Joe Biden. Vitorioso nas eleições presidenciais concluídas na última sexta-feira, 18, Raisi concedeu coletiva de imprensa em Teerã, na presença de 180 jornalistas estrangeiros. Na entrevista, o novo presidente garantiu que seu governo vai manter a linha adotada por Hassan Rouhani, a quem ele considera moderado.

Três dias após ser eleito, Raisi exigiu negociações frutíferas sobre o programa nuclear de seu país e afirmou que o Irã “sempre defendeu os direitos humanos”. O recado visa especialmente aos Estados Unidos e a organizações não governamentais (ONGs) que o acusam de ter sido responsável por torturas e execuções sumárias durante sua carreira no Poder Judiciário.

Eleito com quase 62% dos votos, o novo presidente elogiou a presença massiva da população iraniana nas seções eleitorais, “apesar da guerra psicológica travada pelos inimigos do Irã”. O pleito foi marcado por abstenção recorde.

-Publicidade-

Leia também: “Irã paralisa central nuclear depois de ‘falha técnica’”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

  1. Se ainda em fins dos anos 70 o Irã já tinha essa posição, então nada mudou. Somente a questão nuclear, que ao Irã tanto interessa, torna-se mais um problema mundial para um sonho de paz.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site