Novo presidente do Peru enfrenta protestos: ‘Abaixo o usurpador’

Merino é o terceiro presidente do Peru em menos de quatro anos
-Publicidade-

Manuel Merino é o terceiro presidente do país em menos de quatro anos

Peru - Manuel Merino
O novo presidente do Peru, Manuel Merino | Foto: Wikimedia Commons
-Publicidade-

O novo presidente do Peru, Manuel Merino, enfrenta protestos de peruanos indignados com a situação do país, que sofre com a pandemia de coronavírus e com a forte crise econômica. Merino é o terceiro presidente do Peru em menos de quatro anos e assumiu o cargo após o impeachment de Martin Vizcarra no último dia 9.

Desde a capital Lima às cidades do interior e nos altos Andes, os peruanos intensificaram as manifestações contra o novo presidente, gritando “abaixo o usurpador”. Merino é acusado de ajudar a orquestrar o impeachment de seu antecessor.

Os legisladores disseram que destituíram Vizcarra, embora as novas eleições sejam em abril, por causa de alegações não comprovadas de que ele aceitou subornos como governador do estado de 2011 a 2014. Vizcarra nega. Eles também citaram a forma como Vizcarra lidou com a pandemia, que matou 35 mil pessoas e deu ao país a terceira maior taxa de mortalidade per capita do mundo.

Acompanhe a evolução da covid-19 no Brasil e no mundo

A Organização dos Estados Americanos ainda não reconheceu Merino como o presidente legítimo do Peru, e grupos internacionais de direitos humanos alertam que o Estado de Direito está sendo minado. O autor do Prêmio Nobel do país, Mario Vargas Llosa, disse que a ascensão de Merino ao poder foi inconstitucional e está alimentando a anarquia.

Com informações Estadão Conteúdo

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site