Núcleo da Terra pode conter enorme ‘fábrica de diamantes’, mostra estudo

Pesquisa é da Escola de Exploração da Terra e do Espaço, da Universidade Estadual do Arizona
-Publicidade-
Há um calor intenso no núcleo da Terra
Há um calor intenso no núcleo da Terra | Foto: Reprodução

O calor intenso do núcleo da Terra pode ter as condições ideais para a existência de uma enorme “fábrica de diamantes de carbono”, mostra estudo elaborado pela Escola de Exploração da Terra e do Espaço. da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. A pesquisa foi publicada na revista científica Geophysical Research Letters.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores comprimiram ferro, carbono e água em pressão e temperatura semelhantes às da região do núcleo, derretendo a liga ferro-carbono. Normalmente, quando a água e o metal reagem, produzem óxidos e hidróxidos de ferro, assim como acontece com a ferrugem na superfície da Terra. No entanto, em virtude do calor intenso existente entre núcleo e manto, o carbono sai da liga líquida e forma os diamantes.

-Publicidade-

“No limite do manto do núcleo da Terra, a liga de hidrogênio com o líquido de ferro metálico parece reduzir a solubilidade de outros elementos leves no núcleo”, explicou uma das pesquisadoras, Dan Shim. “Portanto, a solubilidade do carbono diminui e o hidrogênio entra no núcleo do manto [por desidratação]. O carbono que escapa do núcleo externo se transforma em diamante.”

Os diamantes são formados inteiramente por átomos de carbono, em um arranjo excepcional de ligações químicas. Eles podem ser encontrados na crosta de todo o planeta, mas são muito raros. Acredita-se que os diamantes tenham chegado à superfície terrestre por meio de erupções vulcânicas de origem profunda, visto que o núcleo da Terra concentra a maior quantidade de carbono existente — aproximadamente 90% está enterrado lá.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. O que existe verdadeiramente no centro do nosso PLANETA, é o TEAT = TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que recebe ENERGIA CÓSMICA pulsada pelo REAT = REATOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que como os antigos faraós, tanto os das religiões-ainda-a-desestagnar quanto os das ciências-ainda-a-avançar, chamam primitivamente e indevidamente, de DEUS SOL.

    TEAT = TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que esses primitivos das ciências-ainda-a-avançar que também nada sabem sobre AQUECIMENTO GLOBAL E DEVASTADORAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS…

    Baseados em conceitos primitivos da ALQUIMIA não avançada chamam o TEAT = TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR de NÚCLEO DE FOGO… Porque pela antiga ALQUIMIA o FOGO, é o ELEMENTO TRANSFORMADOR.

    Todos sabem que nos últimos dias, o REAT = REATOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR indevidamente DEUS SOL, tem entrando em MAIORES ATIVIDADES… Pulsando mais ENERGIA CÓSMICA para o TEAT = TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR… Que recebendo mais ENERGIA CÓSMICA, transforma essa ENERGIA CÓSMICA em ENERGIA TÉRMICA… Aquecendo mais e mais o fundo dos OCEANOS… MARES… RIOS… E LAGOS… Transformando ÁGUA SÓLIDA em LÍQUIDA… E LÍQUIDA em VAPOR DE ÁGUA.

    VAPOR DE ÁGUA que sobe… Mas que retido por diversas camadas que envolvem nosso PLANETA dentre essas a de OZÔNIO:

    Provoca EFEITO ESTUFA… AQUECIMENTO GLOBAL… E DEVASTADORAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS!

    Essa é, a única verdade!

    Onde tudo isso vai dar, digo no meu blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS.

    CONHECIMENTOS que detenho, são devidamente encontrados, apenas em DIMENSÕES SUPERIORES, a essa subdesenvolvida 3° DIMENSÃO, que ainda vivemos.

    Quem sabe, sabe, quem não sabe; que tenha humildade para aprender.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.